
Em cerimônia no Cisp, a Superintendência realizou a entrega da quarta edição da “Medalha Ordem do Mérito Supesp” e homenageou servidores e colaboradores com o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados”
“A filha caçula é a que ilumina os caminhos dos irmãos mais velhos”. Assim descreveu o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, sobre a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que nesta quinta-feira (22), completou sete anos de existência. Em alusão a comemoração de aniversário, a Superintendência realizou, na tarde desta quinta, uma solenidade no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Durante a cerimônia, a Superintendência realizou a entrega da quarta edição da “Medalha Ordem do Mérito Supesp”, a mais alta honraria da instituição. A condecoração tem o objetivo de homenagear militares, civis, organizações militares e/ou civis, nacionais ou estrangeiras, que prestam ou tenham prestado serviços de relevância para a melhoria e o fortalecimento da Segurança Pública no Ceará, bem como tenham contribuído para os trabalhos da Superintendência.
Além dos prestigiados com a medalha, o órgão vinculado à SSPDS homenageou outras 10 pessoas com o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados”, que é destinado a servidores e colaboradores do sistema de Segurança Pública cearense que tenham se destacado no decorrer da execução de suas atividades em prol da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.
“Quando me perguntam sobre o papel da Supesp, é difícil descrever em poucas palavras, mas sempre me vem essa palavra: luz. Luz me leva a conhecimento, e conhecimento é tudo, e que embora não ocupe espaço físico, é de uma grandeza que não consegue se esconder. E assim é a nossa Supesp. Ela estando presente nas nossas discussões cotidianas sobre Segurança Pública, nos dá um norte”, destacou o secretário da SSPDS, Roberto Sá, que foi condecorado com a “Medalha Ordem do Mérito Supesp”.

“Primeiramente, quero agradecer ao nosso governador Elmano de Freitas por ter tido a sensibilidade de fazer reestruturação de todas as Forças de Segurança, e a Supesp é uma delas. Nós tínhamos antes 35 servidores e, agora, vamos para 51. Com a reestruturação, também triplica a nossa responsabilidade. Agora, Dr. Roberto Sá, a gente não está mais perguntando se dá certo, nós estamos perguntando quando é que é para entregar (os estudos e as análises)”, destacou o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, durante a cerimônia de aniversário.

O que nasceu, em 2009, como uma célula de estatística dentro da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, com um quadro formado por apenas quatro profissionais e um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a agora Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp) é hoje uma referência no país no tratamento de dados, pesquisas e estudos científicos sobre Segurança Pública, análises e diagnósticos criminais.
Atualmente, a Superintendência possui em sua estrutura especialistas em setores que vão da estatística à geografia, educação, economia, sociologia, gestão pública, administração, além de mestres e doutores em setores estratégicos. Atualmente, o órgão vinculado à SSPDS é constituído por quatro diretorias, sendo elas: a Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), a Diretoria e Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), a Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest) e a Diretoria Financeiro Administrativa (Diaf), além da Assessoria Jurídica e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional.
“Obviamente que cada vinculada com a sua expertise, com a sua de inteligência e também com seus setores de pesquisa enriquecem a nossa discussão. Quanto maior a discussão, maior a possibilidade de nós entendermos os fenômenos criminais e como nós podemos, com os nossos recursos, dar uma resposta. E por falar em resposta, Dr. Nabupolasar, eu quero dizer que o resultado que a gente colheu no primeiro quadrimestre, e que tem sido desafiador manter no mês de maio, tem muita participação da Supesp. Então é muito justo que o senhor diga aqui que os membros e os servidores irão participar do nosso Programa de Metas, pois são metas que todos os senhores e as senhoras nos ajudaram a alcançar”, concluiu o secretário Roberto Sá.

Ao longo dos seus sete anos de existência, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp) se tornou referência pela excelência no desenvolvimento e monitoramento de programas, sistemas e tecnologias aplicadas à Segurança Pública no Ceará.
Como exemplo do investimento científico, temos o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que produz as manchas criminais que auxiliam o trabalho estratégico das Forças de Segurança de diversas áreas na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e nas Regiões Norte e Sul do estado.

Além do Status, a Supesp desenvolveu também o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), usado atualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS; o Copac Virtual, que é uma ferramenta on-line de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares que identificam as necessidades sociais durante seu trabalho, além dos Programas Meu Celular e Segurança no Ponto.
A Superintendência também realiza a publicação periódica de estudos que norteiam as políticas públicas de Segurança Pública e auxiliam a produção de cartilhas de combate aos crimes cibernéticos e de enfrentamento ao crime contra a população LGBTQIAP+. Assim como produz dossiês e painéis dinâmicos que transpassam a área da segurança pública, auxiliando órgãos transversais como a Secretaria da Igualdade racial, a Secretaria da Diversidade, a Secretaria das Mulheres e a Secretaria dos Povos Indígenas.

– Roberto de Sá, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE);
– Roberto Alzir Chaves, secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS;
– Chagas Vieira, secretário de estado chefe da Casa Civil;
– Sinval Sampaio, coronel comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE);
– Teresa Cruz, delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE);
– Tenente-coronel PM, Alexsandro Fernandes Ferreira, chefe da Casa Militar do Estado do Ceará;
– Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece);
– Sandra Monteiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece);
– Anthony Sthefanny, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará;
– Avilton Júnior, coordenador executivo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio).


– Hiro Porto, assessor Jurídico da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE);
– Coronel PM Carlos Adriano Gurgel, coordenador da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS;
– Tenente-coronel BM Francisco Vanderlan, coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da SSPDS;
– Kélia Jácome, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSPDS;
– Antônio Matheus, estatístico da Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest) da Supesp;
– Oficial Investigador de Polícia, Rafael Barbosa, assessor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp;
– Flávia Braga, auxiliar administrativo da Diretoria Administrativo Financeira (Diaf) da Supesp;
– Juliana Mendes, auxiliar administrativo da Diretoria de Pesquisa (Dipas) Supesp;
– Vythorya Sales, auxiliar administrativo do Gabinete Supesp;
– Maria do Socorro Nascimento, auxiliar operacional de serviços diversos da Supesp.
Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza Mín. 24° Máx. 38°