Segunda, 08 de Dezembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Piauí

Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento

O serviço BO Fácil, ferramenta de inteligência artificial da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) para registro de boletins de ocorrên...

08/12/2025 às 10h21
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O serviço BO Fácil, ferramenta de inteligência artificial da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) para registro de boletins de ocorrência e denúncias via WhatsApp, ultrapassou 50 mil atendimentos desde sua implantação e registrou 21.504 ocorrências, segundo dados atualizados referentes ao mês de novembro. Com uma estratégia inovadora no Brasil, o BO Fácil aproxima a população da segurança pública, permitindo o registro de ocorrências no momento em que estão acontecendo e ainda o envio de imagens e localização.

“O BO Fácil é uma ferramenta de segurança pública única no Brasil, conectando o cidadão às forças de segurança por meio do WhatsApp, que é o aplicativo de mensagem mais usado. E lá a gente tem vários serviços. O cidadão pode fazer uma denúncia anônima, registrar uma ocorrência policial, sem precisar se deslocar à delegacia, e ainda fazer um acionamento de emergência”, destaca o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre todas as ocorrências cadastradas desde o início do projeto, 22,3% são de perda ou extravio de documentos e objetos, configurando o maior índice entre os registros. Em seguida aparecem estelionato (17,8%), roubo (9%), ameaça (9%), furto (7,2%), acidente de trânsito sem vítima (6,7%) e violência doméstica contra a mulher (4,2%). Ao todo, o BO Fácil já contabiliza 16.538 ocorrências validadas.

Somente em novembro, o sistema recebeu 3.873 registros de ocorrências. No mesmo período, o total de atendimentos chegou a 8.693, o que representa uma média de 362 atendimentos diários, com 159 ocorrências registradas por dia. O desempenho evidencia a crescente adesão da população ao atendimento digital como alternativa prática, rápida e segura.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Desde o seu lançamento, no dia 30 de junho, o BO Fácil vem reforçando o papel da tecnologia no fortalecimento da segurança pública. O canal permite que o cidadão registre crimes sem a necessidade de deslocamento imediato a uma delegacia, contribuindo para a celeridade das investigações e o desafogamento do atendimento presencial.

Segundo a Secretaria de Segurança, a expectativa é seguir aprimorando o serviço, ampliando a capacidade de análise e integrando mais funcionalidades à plataforma, que se consolidou como uma das iniciativas de digitalização mais bem-sucedidas no estado na área de segurança pública. “Esse projeto só foi possível porque a Secretaria de Segurança financiou pesquisa científica e fez desenvolvimentos próprios de inteligência artificial, que possibilitam essa interação direta do cidadão com a segurança. A gente vai continuar investindo em pesquisa para poder embarcar mais serviços da segurança pública no celular dos três milhões de cidadãos piauienses”, afirma o delegado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Como funciona

O cidadão deve enviar mensagem de texto ou áudio pelo WhatsApp no número 0800 086 0190, repassando as informações para a formalização do boletim de ocorrência, como descrição do fato, local, data, envolvidos e objetos relacionados. O sistema gera automaticamente o protocolo do BO em PDF, que é enviado pelo próprio WhatsApp. Em caso de denúncias, é garantido o sigilo do denunciante.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias