
O governador Rafael Fonteles inaugurou, na tarde desta sexta-feira (12), a reforma da ala materno-infantil do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. A obra qualifica a unidade de saúde ao atendimento de mães e bebês, contando com 19 leitos maternos, 19 berços para bebês, posto de enfermagem, isolamento e repousos.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O valor total aplicado é R$ R$ 2.101.372,47. A reforma contempla a substituição da estrutura antiga, que era metálica, por alvenaria e gesso acartonado, cobertura, piso em porcelanato, instalações elétricas, hidráulicas, sanitária e combate a incêndio e pintura geral.

O Justino Luz está passando por reformas em etapas, sem deixar de atender a população de toda a região e também anunciou novas intervenções. “É um desafio você fazer uma obra de saúde, sem parar as atividades de atendimento. Nós chegamos aproximadamente a 40% do hospital, naquele padrão de qualidade” pontuou Fonteles.

O hospital está passando por uma transição. De acordo com a Sesapi, a reforma vai qualificá-lo para o atendimento de gestantes, enquanto as urgências e emergências e os atendimentos eletivos passarão a ser atendidos de forma descentralizada.
“Vamos agora partir para o centro cirúrgico, para parte administrativa, depois as UTIs. Portanto, nós vamos ficar com um hospital novo. Esse hospital aqui é da década 1970, ou seja, tem mais de 50 anos, ele vai se transformar num hospital novo” complementou Fonteles.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, explicou como está ocorrendo a dinâmica do atendimento de saúde na cidade. “Hoje, o Justino Luz só atende a parte de urgência e emergência adulto, paciente que teve politraumatismo, fratura exposta, ou seja, um caso ortopédico que tem que operar, ou um paciente que tem Acidente Vascular Cerebral (AVC) diagnosticado, ou uma alta probabilidade de AVC, porque ele já vem e faz a tomografia e diagnóstica. Esses pacientes, eles já não vão para UPA, eles fazem aqui porque é o destino deles.”, disse.

Rafael Fonteles cumpre intensa agenda em Picos, que está completando 135 anos, inaugurando e visitando obras executadas pelo Governo do Estado e também em parceria com a prefeitura local.
Saúde Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar
Equipamentos Lula inaugura serviços de radioterapia em cinco cidades do país
Previdência Portaria amplia temporariamente prazo de auxílio-doença sem perícia Mín. 24° Máx. 38°