
O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) realiza, neste sábado (6) e domingo (7), mais uma etapa do Programa de Espasticidade, iniciativa reconhecida nacionalmente pelo atendimento especializado a crianças com paralisia cerebral e outras condições que provocam rigidez muscular.
Nesta edição, o hospital recebe uma equipe de neurocirurgiões da Argentina, que veio ao Piauí especialmente para conhecer o modelo pioneiro desenvolvido no estado e acompanhar de perto a rotina de procedimentos e atendimentos. “Esta visita reforça o destaque do Piauí no cenário internacional, sendo referência em tratamento público, integral e de alta complexidade para espasticidade infantil”, destaca o coordenador estadual do programa, o médico neurocirurgião pediátrico Francisco Alencar.

Na manhã deste sábado, estão sendo realizados procedimentos no centro cirúrgico com a participação e observação dos especialistas argentinos. Eles acompanham o trabalho da equipe multiprofissional do HILP e conhecem os protocolos adotados no cuidado às crianças.
Já à tarde, a comitiva segue para o ambulatório do hospital, onde observará avaliações clínicas, atendimentos multidisciplinares e orientações às famílias, acompanhando todo o fluxo que integra o programa.
No domingo, a programação encerra com cirurgias cervicais seletivas. Ao todo, 47 crianças de diferentes municípios do Piauí serão beneficiadas.
Para a diretora geral do Hospital Infantil, Leiva Moura, a visita consolida o Piauí como referência internacional em cuidados avançados para espasticidade infantil. “A presença da equipe argentina evidencia o compromisso do HILP em oferecer tratamento humanizado, inovador e cada vez mais qualificado às crianças atendidas”, afirma a gestora.
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato
Saúde Cirurgião explica nova tendência de cirurgia pescoço Mín. 25° Máx. 37°