
O profissional da Segurança Pública tem papel fundamental na elucidação de crimes por meio de análises técnicas
Com atuação técnica e científica, os peritos criminais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) trabalham para que os possíveis responsáveis por crimes sejam identificados por meio da preservação do local, da coleta de vestígios e de análises laboratoriais, que podem ser utilizadas como evidências no processo judicial. Em alusão a esse trabalho essencial para a elucidação de delitos, a Pefoce celebra, nesta quinta-feira (4), o Dia do Perito Criminal.
Na Pefoce, o perito criminal atua em diversas frentes. Ele pode estar no local do crime, analisando dinâmicas, coletando evidências e registrando detalhes que muitas vezes passam despercebidos ao olhar comum. Também pode realizar análises minuciosas em laboratórios de alta complexidade, onde a ciência se torna ferramenta decisiva para elucidar fatos, aliando tecnologia, conhecimento especializado e metodologia rigorosa.
A maior parte dos peritos criminais da Pefoce integra a Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), unidade técnico-científica responsável por coordenar e executar análises especializadas em diversas áreas do conhecimento. Entre elas estão: locais de crime, balística, documentoscopia, identificação veicular, tecnologia da informação, áudio e vídeo, engenharia, trânsito e meio ambiente.

Além da atuação altamente especializada, a Copec conta com equipamentos de ponta que elevam o padrão das análises forenses. Entre eles destaca-se o Quantum, um microscópio virtual de foco superior, essencial para a balística forense. Adquirido pelo Governo do Ceará por mais de R$ 1,3 milhão, o equipamento é único na América Latina e desempenha papel fundamental nas análises de crimes envolvendo armas de fogo, auxiliando na identificação de autoria e materialidade.
O coordenador da Copec, perito criminal Douglas Duque, destacou a importância do setor: “Em cada uma dessas especialidades, o trabalho do perito transforma a ciência em instrumento de elucidação e justiça. Os peritos criminais da Pefoce são profissionais que unem conhecimento, método e sensibilidade para revelar a verdade presente nos vestígios”. Ainda segundo o gestor, “a Coordenadoria de Perícia Criminal tem orgulho de contar com uma equipe comprometida com a ética, a excelência e a inovação. Neste dia, a Pefoce parabeniza todos os peritos criminais pelo empenho, pela dedicação e pela paixão com que exercem sua missão”.

O constante avanço das tecnologias forenses tornou a atuação do perito ainda mais estratégica. Métodos modernos de análise digital, genética, química e balística ampliaram a precisão dos laudos e elevaram o padrão técnico das investigações. Para fortalecer ainda mais a atividade pericial no Estado, em 13 de setembro de 2025 o Governo do Ceará anunciou a convocação de 101 novos profissionais para a Pefoce, sendo 25 peritos criminais. A ampliação do quadro técnico representa um avanço significativo na capacidade de resposta da instituição e no atendimento às demandas crescentes das investigações científicas.
Um desses futuros peritos é Heldon Henrique Sousa Mendes, aluno do curso de formação da turma de peritos criminais na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). “Eu quis ser perito criminal desde quando descobri que é uma carreira que valoriza muito o conhecimento, valoriza muito a ciência. A gente tem uma noção do quanto ela contribui com a segurança pública, através da elucidação de casos e da possibilidade de relacionar vestígios deixados em diferentes cenários”, comentou.

A Pefoce parabeniza a dedicação de todos os peritos oficiais que trabalham com técnica, honra e compromisso pela segurança pública do Estado do Ceará.
A data comemorativa, celebrada em 4 de dezembro, homenageia o patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, nascido nesse mesmo dia. Ele perdeu a vida em 1976, durante uma investigação em Minas Gerais, e sua dedicação à criminalística inspirou gerações. A escolha da data foi oficializada pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, consolidando o reconhecimento nacional à profissão e à sua importância para o país.
Acidente Estrutura de madeira desaba e deixa mãe e filho feridos no Parque da Cidadania, em Teresina
Manutenção Elevado da avenida Miguel Rosa, em Teresina (PI) será interditado neste domingo (18) para estudos técnicos
Risco no trânsito PRF flagra crianças sendo transportadas de forma irregular em veículo na BR-010 em Imperatriz, no Maranhão
Segurança Suspeito de praticar estelionatos em Cascavel é preso pela Polícia Civil
Segurança Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital
Segurança Polícia Militar apreende mais de 240 caixas de cigarros em galpão de Pacajus
Piauí Denarc apreende mais de 1,8 tonelada de drogas em 2025 e reforça combate ao tráfico no Piauí
Piauí Violência contra mulher: número de agressores presos pela Polícia do Piauí subiu 78%; saiba como denunciar
Piauí Na primeira grande operação do ano, forças de segurança prendem 10 pessoas e apreendem drogas e armas em Teresina Mín. 24° Máx. 38°