
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) ultrapassou a marca de 8 mil inserções no Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), ferramenta que cruza informações de projéteis e estojos de munição para identificar conexões entre crimes cometidos com a mesma arma de fogo
Os dados foram registrados pela instituição, que mantém o sistema em funcionamento tanto na capital quanto no interior do estado. Com informações atualizadas no dia 5 de novembro de 2025, Fortaleza aparece como a terceira cidade do Brasil em volume de inserções, com 7551 registros feitos pela Pefoce. A capital também ocupa a 5ª posição nacional em ligações balísticas, com 573 correspondências já identificadas, se destaca como a 2ª maior do Nordeste .
No interior, o destaque fica por conta do Núcleo de Perícia da Região Sul, em Juazeiro do Norte, onde o sistema também está ativo. Até agora, a unidade contabiliza 814 inserções e 41 ligações, ampliando a contribuição do Ceará no combate à criminalidade armada.
No contexto do ano de 2025, Fortaleza registrou a inserção de 3679 elementos balísticosx representando um aumento de 73% em relação a 2024 (2124 elementos).
Já em Juazeiro do Norte foram inseridos este ano 445 elementos representando um aumento de 22% em relação ao ano de 2024 (364 elementos).
Nas ligações confirmadas, que são os famosos “matchs”, o ano de 2025 atinge a marca de 318 matchs, sendo 284 em Fortaleza e 34 em Juazeiro do Norte. Destes matchs 62 armas foram ligadas a crimes (identification hits), sendo 53 em Fortaleza e 9 em Juazeiro do Norte.
A identificação de armas ligadas a locais de crimes tiveram um aumento de 130% em relação ao ano 2024(23 armas) para a Capital. E para a cidade de juazeiro um aumento de 28,5% em relação ao ano de 2024 (7 armas).
Ao todo, com o SINAB no Ceará, foi possível auxiliar 813 inquéritos.

O Sinab, uma plataforma integrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem permitido à Pefoce avançar consideravelmente no uso de balística forense para a resolução de crimes cometidos com armas de fogo.
Esse sistema possibilita a comparação de projéteis e estojos recolhidos em locais de crimes e de vítimas, permitindo identificar a utilização de armas de fogo em diversos casos, fortalecendo as investigações e promovendo a justiça.
O coordenador da Coordenadoria de Pericia Criminal da Pefoce (Copec), perito criminal Douglas Duque, destacou a importância das inserções balísticas no Sinab: “Esses números mostram o quanto a ciência pericial se tornou indispensável para as investigações criminais. O Sinab transforma vestígios em informação e essa informação em justiça. Cada inserção e cada correspondência representam um passo a mais na elucidação de crimes e na promoção da segurança pública”, constatou o perito.

As inserções são o processo de cadastramento de dados sobre padrões de armas apreendidas, estojos coletados em cenas de crime ou projéteis retirados durante necropsias. Esses elementos são digitalizados e registrados no banco de dados do Sinab, que, por meio de análise de microimagens, permite encontrar padrões relacionados aos disparos de armas de fogo.
Já as ligações correspondem às correlações positivas ou “matches” feitas pelo sistema, quando projéteis ou estojos encontrados em diferentes cenas de crime ou retirados de vítimas mostram características idênticas, indicando que foram disparados pela mesma arma de fogo. Essas conexões são essenciais para elucidar crimes e fortalecer as investigações, já que ligam incidentes de diferentes locais ou contextos.
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza
Piauí Operação Boas Festas 2025 mobiliza todas as modalidades da PMPI para garantir a segurança no fim de ano
Piauí SSP inicia ação para remover pichações de organizações criminosas no litoral do Piauí Mín. 24° Máx. 39°