
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (12), em Picos, mais uma importante obra na área da educação. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Marcos Parente, passou por uma ampla reforma, modernização e climatização, com investimento superior a R$ 1,6 milhão, do Governo do Estado. A intervenção assegura melhoria total da infraestrutura escolar e melhores condições de ensino e aprendizagem.
A unidade recebeu novos espaços pedagógicos e teve áreas essenciais revitalizadas, consolidando o padrão de qualidade da rede estadual de educação. Entre as melhorias, foram implantadas salas de jiu-jitsu, Mediação Tecnológica, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Piauí Saúde Digital e Laboratório de Ciências.

Também passaram por reforma as salas de aula, biblioteca, Laboratório de Informática, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários, além da climatização de todos os ambientes.
Durante a entrega, o governador Rafael Fonteles destacou que os investimentos fazem parte de uma transformação estrutural e pedagógica da educação pública no estado. “São cerca de 200 alunos, todos em tempo integral, cursando do 9º ano ao Ensino Médio, além de cursos técnicos, o que amplia as chances de prosperidade desses jovens”, afirmou o governador.

De acordo com Rafael, já são mais de 300 obras educacionais entregues na sua gestão, reforçando o modelo de ensino em tempo integral aliado à educação profissional e técnica.
Fundado em 1948, o Ceti Marcos Parente passou a funcionar em Tempo Integral em 2022 e, atualmente, atende 196 estudantes, ofertando Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Administração com ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatizou que a requalificação do Ceti Marcos Parente integra uma política mais ampla de valorização das escolas estaduais. Ele destacou que, na região, há 14 escolas, sendo que 12 já passaram por algum tipo de reforma, três foram entregues no padrão ouro e 13 estão climatizadas, com previsão de alcançar 100% das unidades climatizadas até 2026.
“É uma revolução pedagógica e estrutural que garante ambientes adequados para estudantes e profissionais e fortalece a qualidade do ensino público no Piauí”, afirmou Bandeira.
Educação Seduc lança cartilha que orienta famílias sobre matrícula na rede estadual em 2026
Educação Novas diretrizes ampliam cuidado nas perdas gestacionais
Educação CEE e EGPCE promovem debate sobre Novo Ensino Médio com consultor nacional Mín. 24° Máx. 38°