Segunda, 22 de Setembro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Economia Energia

Produtores rurais do Piauí devem atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

Prazo para a revisão cadastral da Tarifa Rural vai até 30 de novembro; quem não regularizar pode perder o benefício a partir de dezembro.

22/09/2025 às 08h40 Atualizada em 22/09/2025 às 10h31
Por: Amanda Lafayette Fonte: Cidadeverde.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom

O Governo Federal, por meio da Tarifa Rural, concede desconto na conta de luz para produtores que utilizam energia elétrica em atividades de irrigação ou aquicultura. Para continuar recebendo o benefício, é necessário atualizar o cadastro até o dia 30 de novembro.

No Piauí, 790 produtores já foram notificados em suas faturas de energia sobre a exigência de revisão cadastral. O procedimento deve ser feito em uma agência da Equatorial Piauí ou em postos credenciados. A atualização serve para confirmar se os beneficiários ainda atendem aos critérios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Quem não regularizar a situação até o prazo perderá o desconto a partir de dezembro deste ano. Caso a atualização seja feita depois, o benefício é restabelecido, mas sem reembolso retroativo.

Segundo Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da Equatorial Piauí, até mesmo quem perdeu o desconto em 2024 ou 2025 pode solicitá-lo novamente, desde que continue exercendo atividades de irrigação ou aquicultura.

Para a regularização, é necessário apresentar:

  • Licenciamento Ambiental e Outorga de uso de Recursos Hídricos ou Declaração de Dispensa;

  • Documentos pessoais.

No caso dos consumidores do Grupo B, se não houver licenciamento ambiental e outorga, é aceita uma autodeclaração (modelo da ANEEL), acompanhada da cópia do protocolo de solicitação dos documentos nos órgãos competentes. O formulário está disponível nas agências e postos credenciados da Equatorial Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias