
O Governo Federal, por meio da Tarifa Rural, concede desconto na conta de luz para produtores que utilizam energia elétrica em atividades de irrigação ou aquicultura. Para continuar recebendo o benefício, é necessário atualizar o cadastro até o dia 30 de novembro.
No Piauí, 790 produtores já foram notificados em suas faturas de energia sobre a exigência de revisão cadastral. O procedimento deve ser feito em uma agência da Equatorial Piauí ou em postos credenciados. A atualização serve para confirmar se os beneficiários ainda atendem aos critérios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Quem não regularizar a situação até o prazo perderá o desconto a partir de dezembro deste ano. Caso a atualização seja feita depois, o benefício é restabelecido, mas sem reembolso retroativo.
Segundo Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da Equatorial Piauí, até mesmo quem perdeu o desconto em 2024 ou 2025 pode solicitá-lo novamente, desde que continue exercendo atividades de irrigação ou aquicultura.
Para a regularização, é necessário apresentar:
Licenciamento Ambiental e Outorga de uso de Recursos Hídricos ou Declaração de Dispensa;
Documentos pessoais.
No caso dos consumidores do Grupo B, se não houver licenciamento ambiental e outorga, é aceita uma autodeclaração (modelo da ANEEL), acompanhada da cópia do protocolo de solicitação dos documentos nos órgãos competentes. O formulário está disponível nas agências e postos credenciados da Equatorial Piauí.
Economia COP30 reforça importância do debate sobre justiça climática
Negócios Decreto sobre plástico define metas de reciclagem até 2026
Trabalho Lula assina decreto que altera regras do Programa de Alimentação do Trabalhador e reduz prazos de repasse a comércios Mín. 24° Máx. 39°