
O Senado Federal intensificou a pressão sobre a Câmara dos Deputados para aprovar a proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda mensal de até R$ 4.990. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou que irá pautar um projeto semelhante no colegiado, com o objetivo de acelerar a tramitação da medida.
O texto é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e prevê compensações fiscais por meio da tributação de dividendos, atualmente isentos. A proposta estabelece alíquota de 15% sobre os dividendos e, como contrapartida ao setor empresarial, reduz a alíquota do IR da Pessoa Jurídica de 15% para 12,5%, além de diminuir o adicional sobre lucros acima de R$ 20 mil mensais de 10% para 7,5%.
Renan Calheiros, que deve relatar o projeto, pretende anunciar nesta terça-feira (16) o cronograma de votação na CAE, com expectativa de aprovação já na próxima semana. A medida é uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e precisa ser aprovada até o fim do ano para entrar em vigor em 2026.
Na Câmara, o relator Arthur Lira (PP-AL) já apresentou seu texto em comissão especial, mas ainda não há previsão para votação em plenário. Parte da base governista defende a edição de uma Medida Provisória (MP) para garantir a isenção, embora essa alternativa não tenha ganhado força até o momento.
TRE TRE mantém prisão domiciliar da vereadora Tatiana Medeiros
Política Deputados reassumem secretarias após três dias na Alepi
Justiça Fórum Eleitoral de Teresina terá segurança reforçada para audiência com vereadora Tatiana Medeiros
Política - PI Flávio Nogueira defende foco exclusivo do PT na própria chapa eleitoral
Politica-PI Alepi deve convocar até 15 aprovados em concurso ainda em outubro, diz presidente
Política - PI Vereador Fernando Lima propõe prorrogação da CPI do Lixo por 60 dias
Teresina Balneário Curva São Paulo é reconhecido como patrimônio imaterial de Teresina
Justiça - PI Prefeito de São Julião é multado pelo TCE-PI e obrigado a realizar concurso público até o fim de 2025
Política Presidente da Conafer é preso por falso testemunho em CPI do INSS sobre descontos em aposentadorias de mortos
Mín. 23° Máx. 33°