
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na última semana, um treinamento voltado a profissionais das vigilâncias municipais, com foco em entomologia e controle vetorial.
A capacitação ocorre em um período estratégico do ano, marcado pelo aumento das chuvas e das altas temperaturas, condições que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Participaram representantes dos municípios de Governador Nunes Freire, Maracaçumé e Zé Doca. O público-alvo incluiu técnicos da vigilância epidemiológica e agentes de combate às endemias, que atuam diretamente nas ações de campo e são fundamentais para o monitoramento e controle das arboviroses nos territórios.
Durante os quatro dias de atividades, os profissionais aprofundaram conhecimentos sobre metodologias de coleta e análise entomológica, identificação de focos, levantamento de índices de infestação e estratégias integradas de controle vetorial, em alinhamento com as diretrizes nacionais de saúde pública.
A programação também destacou a importância do planejamento das ações, da leitura qualificada dos indicadores epidemiológicos e do trabalho articulado entre Estado e municípios.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Mayra Nina, ressaltou que investir na qualificação técnica é essencial para fortalecer a resposta dos municípios diante do cenário epidemiológico. “Quando capacitamos nossos profissionais, garantimos intervenções mais precisas e eficazes no território. O controle do Aedes aegypti exige planejamento, análise de dados e ação rápida. O Estado tem o papel de apoiar os municípios para que estejam cada vez mais preparados para proteger a população”, afirmou.
Com a iniciativa, o Governo do Maranhão reafirma o compromisso de apoiar tecnicamente os municípios no enfrentamento às arboviroses, ampliando a eficiência das medidas de prevenção, reduzindo os índices de infestação e garantindo mais proteção à população maranhense.
Governo Blocos e grupos tradicionais fizeram a festa no circuito Madre Deus no último sábado
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
Geral Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Piauí Rede de Descontos garante economia para servidores no Carnaval; veja como acessar!
Piauí Piauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
Piauí Sada dobra número de famílias atendidas pelas ações de assistência técnica e extensão rural no Piauí
Governo Foragidos são presos após flagradas pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís
Governo Cerca de 700 mil pessoas passaram pela Litorânea com o Bloco da Anitta e Cláudia Leitte
Governo Campanha “Se Ela Pediu Pra Parar, Parou!” reforça cultura do consentimento na chegada do Carnaval Mín. 22° Máx. 32°