
A Madre Deus confirmou nesse sábado (14) por que é o endereço carnavalesco mais tradicional da ilha. Três palcos funcionaram, em sequência, para o público circular pelas ruas do bairro e viver a experiência de uma programação no compasso dos blocos, samba, tambor e grupos afros. No modo "raiz", o Circuito Vem Pra Madre é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com a finalidade de valorizar manifestações e artistas locais durante a temporada.
No Palco do Gavião, a programação trouxe a cadência do Bloco Tradicional (BT) Os Brasinhas, seguiu com a Banda do Bom Menino e ganhou ainda mais corpo com Samba de Mina, os Fuzileiros da Fuzarca, o Bloco Só Safados e Paulinho Melodia, que encerrou o palco com repertório conhecido do público.
"O Carnaval da Madre Deus sempre foi bom. E, agora, com o governador nos apoiando, com certeza tá tudo de bom. E os Fuzileiros são uma comunidade. Todo mundo se reúne nessa época. A gente tem que se divertir. A gente tem que curtir a vida", afirmou Rosa de Fátima, brincante dos Fuzileiros da Fuzarca.
No Palco São Jorge, o público acompanhou o Tambor de Crioula (TC) Toque dos Bandeirantes, o Bloco Aiyê Amadê, o grupo Moleque Travesso, os Afrôs, Rayane Passos e banda e o Grupo Argumento, com uma sequência que reforçou a mistura de tradição e renovação.
Para o vigilante Jadson Moraes, a Madre Deus continua sendo um berço cultural. "Eu nasci com esse sentimento da Madre de Deus como berço da cultura e tradição. É uma alegria ter de volta o Carnaval aqui, principalmente, porque é um ponto onde se encontram os blocos, escolas de samba e tribos de índio", disse.
Já no Palco Ponto de Fuga, a noite foi conduzida pelo BT Os Trapalhões, Resenha do Poder, Grupo Reflexão, Baralho do Balaio, Grupo Todimais e Geisa e Banda, mantendo o ritmo até o fim.
Com a cultura em atividade, novas gerações experimentam os ritmos que já embalaram muitos carnavais.
"Esse ano eu fiz diferente, vim trazendo meu filho para participar do bloco para ele continuar a tradição e a gente não perder a essência dos blocos tradicionais", explicou a contadora Mônica Ferrão.
Sumaya Maranhão, presidente do bloco tradicional Os Gigantes, também reforçou a importância de preservar essa manifestação tão única. “Bloco tradicional só tem em São Luís do Maranhão. Nós somos únicos no Brasil, com batida e ritmo diferentes. E Os Gigantes é o único bloco tradicional de crianças, ou seja, com foliões mirins. Eu queria muito que tivesse outros blocos e outras iniciativas assim, para que a gente mantenha viva essa cultura que só tem em nosso estado", pontuou.
A programação segue neste domingo (15), na Madre Deus, com mais atrações nos três palcos, incluindo: BT Os Versáteis, Betto Pereira, Samvibe, Os Arrependidos, Marabloco e Vagabundos do Jegue (Palco do Gavião); Banda Kayamaba, TC Maracrioula, Bloco Afro Netos de Nanã, Baralho da Madre Deus, Klicia e Grupo Na Moral (Palco São Jorge); e BT Os Vampiros, Marabahê, Bloco Afro Jureme da Madre Deus, Ritmista, Grupo Intimação e Bicho Terra (Palco Ponto de Fuga).
Outra opção do domingo é o Desfile Técnico do Corredor Cultural na Rua do Passeio. A programação começa a partir das 17h, com a apresentação dos blocos tradicionais Os Fenomenais, Os Vingadores, Os Gaviões, Alegria do Ritmo, Os Magnatas Show, Os Lobos, Reis da Liberdade, Tradicionais do Ritmo e Dragões da Liberdade. E o samba também vem forte com as escolas de samba Túnel do Sacavém, Unidos de Fátima, Marambaia, Turma do Quinto e Flor do Samba.
Governo Governo do Maranhão promove treinamento para fortalecer vigilância contra arboviroses
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
Geral Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Piauí Rede de Descontos garante economia para servidores no Carnaval; veja como acessar!
Piauí Piauí reduz pobreza e fortalece segurança alimentar: número de refeições servidas em restaurantes populares chegou a 2,6 milhões
Piauí Sada dobra número de famílias atendidas pelas ações de assistência técnica e extensão rural no Piauí
Governo Foragidos são presos após flagradas pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís
Governo Cerca de 700 mil pessoas passaram pela Litorânea com o Bloco da Anitta e Cláudia Leitte
Governo Campanha “Se Ela Pediu Pra Parar, Parou!” reforça cultura do consentimento na chegada do Carnaval Mín. 22° Máx. 32°