
O cenário não poderia ser mais emblemático: a Avenida Litorânea e uma multidão estimada em 280 mil pessoas, segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), transformando a orla de São Luís em um grande corredor da folia. Neste domingo (8), o circuito ‘Vem pro Mar’ consagrou o sucesso da programação do Pré-Carnaval 2026, promovido pelo Governo do Maranhão, servindo como o termômetro para os dias oficiais da folia, que começa na sexta-feira (13). Apresentaram-se neste domingo os artistas Henry Freitas, Rafa & Pipo, Natanzinho Lima, Flávia Bittencourt, Carlinhos Brown, entre nomes da música local.
A programação foi marcada por uma mistura equilibrada entre os ritmos que têm se destacado na música nacional e a identidade única da cultura maranhense. A festa começou com Jeydson Araújo, que abriu a programação animando o público em meio à tarde nublada e preparando o clima para uma sequência de grandes apresentações. Em seguida foi a vez do arrocha de Jhonny Boy colocar todo mundo para dançar coladinho.
A primeira grande atração nacional do domingo foi o cantor Henry Freitas, um dos maiores nomes do forró na atualidade. O artista agitou o público na tarde nublada de domingo com sua “terapia” e hits como “Tando” e “Imã de problema”. O talento maranhense de Flávia Bittencourt acompanhada do batuque baiano de Carlinhos Brown deu continuidade à festa já na noite de domingo.
A dupla Rafa & Pipo, uma das maiores revelações do Carnaval de Salvador da última década, trouxe o swing baiano para a orla de São Luís. Mantendo do clima lá em cima, Fabrícia e Banda deixou o público agitado para o grande encerramento com ao som do cantor Natanzinho Lima.
O fenômeno do brega que conquistou o Brasil arrastou uma multidão empolgada ao som de sucessos de ‘Uma e quinze da manhã’, ‘Mentira estampada’ e ‘Pilantra e meio’, fechando com o clima lá em cima a última noite do Pré-Carnaval do Maranhão.
O governador Carlos Brandão destacou o sucesso do Pré-Carnaval do Maranhão e as expectativas para os dias oficiais da folia a partir da sexta-feira (13). “O povo maranhense tem demonstrado que é apaixonado pelo Carnaval. Por isso fizemos um esforço para que o nosso Pré-Carnaval fosse uma amostra do que está por vir. A Litorânea e o Centro Histórico ficaram cheios, com os circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro movimentando a cidade, gerando renda para ambulantes e artistas, bem como fortalecendo o turismo. Uma festa incrível com um resultado muito positivo”, assinalou.
Celebração dos artistas
Primeira atração nacional do dia, Henry Freitas se surpreendeu que nem mesmo a chuva espantou o público. “Mesmo com muita chuva a galera não arredou o pé, chegou cedinho na avenida para curtir o show e as três horas de percurso do trio. Mais uma vez estou no Maranhão e desta vez com a honra de encerrar o maior pré-Carnaval do Brasil. Eu sou suspeito para falar, mas o melhor show de Carnaval que fiz em 2026 foi este aqui hoje. Parabéns a todos que vieram para a Litorânea e parabéns ao Governo do Maranhão por organizar esta festa linda”, enfatizou.
Flávia Bittencourt destacou que o Pré-Carnaval do Maranhão foi uma grande oportunidade para que artistas de diversos estilos pudessem mostrar o seu trabalho para o público maranhense. “É uma alegria muito grande e me sinto muito honrada em participar desta festa linda ao lado de Carlinhos Brown, esse grande gênio da música brasileira. Estar no circuito Vem pro Mar é uma oportunidade muito interessante e que bom que a gente está aqui hoje celebrando a vida e o Carnaval”, comemorou.
Já Carlinhos Brown afirmou que o calor do público ajudou a levar embora a chuva. “A chuva parecia querer vir junto com a gente para o circuito, mas o que ficou foi o calor de vocês, que levantaram o nosso show com muita energia”, disse o artista baiano direto do circuito.
Consagração do público
No último domingo de Pré-Carnaval na Litorânea nem a chuva tirou a animação dos foliões. A técnica de Segurança do Trabalho, Rose Maria, foi pelo terceiro domingo consecutivo curtir a programação. “Este é a minha terceira semana consecutiva aqui na Litorânea. Vim com uma amiga e estou muito feliz de estar aqui para curtir a terapia com Henry Freitas”, disse empolgada.
Rose Maria foi uma das 280 mil pessoas que lotaram a Avenida Litorânea no último domingo de Pré-Carnaval, segundo a PM, que registrou um grande público em todos os domingos.
Na abertura da programação, 18 de janeiro, Bell Marques e Léo Foguete puxaram 500 mil pessoas. Na semana seguinte, Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo levaram 650 mil foliões para o circuito. Domingo da semana passada, Léo Santana e Banda Eva se apresentaram para 350 mil pessoas.
Estrutura
Para quem foi curtir a festa, o sentimento era de tranquilidade porque o Governo do Maranhão reforçou o esquema de segurança e saúde, com postos médicos e policiamento ostensivo em toda a orla.
Além do reforço do efetivo policial, os circuitos do pré-carnaval maranhense contam com revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas do entorno; uso de drones; câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial; e patrulhamento com helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), ampliando a cobertura e a visão dos policiais em terra.
Fim de semana de muita folia
A folia no último fim de semana de Pré-Carnaval começou bem antes do domingo. Já no sábado (7), o Centro Histórico foi tomado pela diversidade da cultura maranhense. Um dos destaques foi a realização do tradicional Banho de Axé, com percurso de 130 grupos de terreiros e de capoeira pelas ruas do Centro Histórico, celebrando e abençoando o Carnaval do Maranhão.
No circuito ‘Vem pro Centro’, a programação aconteceu de forma simultânea nos três palcos montados: Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina), Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae) e Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado).
Turista de Natal (RN), Anne Gabriele acompanhou a programão no Centro Histórico da capital. “O Carnaval do Maranhão é muito bom, cheio de colorido e emoção. É um Carnaval diferente do que eu estou acostumada, mas cheio de coisas boas e muito divertido”, contou.
Passaram pelo circuito o tambor de Crioula Unidos Venceremos, bloco Tradicional Os Foliões, bloco Afro Africanidade, bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo, bloco Afro Juremê e o bloco Tradicional Tropicais do Ritmo levando para as ruas os ritmos mais tradicionais do Carnaval maranhense.
Os DJs Junior Raça, Felynna Roots, Gil Mafra, Neto Myller e Graci Roots, além dos cantores George Gomes, Levi James, o Filhos de Jah, o bloco do Reggae Arrasta Fari, a Orquestra Maranhense do Reggae e os grupos de dança Rosane Saint Louis e Batan colocaram todo mundo para dançar do jeito que só a Jamaica Brasileira sabe.
O circuito ‘Vem pro Centro’ teve ainda a irreverência da banda Mixiricu, do bloco A Escangalhada, do Jeguefolia, do bloco Sem Limite e os shows de Nanda Furttado e da Conexão Folia.
Programação do Carnaval 2026
O Carnaval 2026 acontece oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída nos circuitos ‘Vem pro Mar’, que receberá grandes nomes das música nacional e artistas locais, e ‘Vem pra Madre’, no bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.
Com realização do Governo do Maranhão e coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Pré-Carnaval e Carnaval 2026 reforçam o compromisso com a promoção da cultura, do turismo e da inclusão social por meio da maior manifestação popular do país.
Além disso, a festa é estratégica para movimentar a economia local, principalmente os setores ligados ao turismo e de serviços, gerando empregos e renda para a população.
A programação detalhada dos circuitos do Carnaval 2026 será divulgada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secma, nas redes sociais, com informações como horário, dia e local de cada atração nacional e local.
Programação Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís:
13 de fevereiro – Nattan, Alok e Chicabana;
14 de fevereiro – Anitta, Claudia Leitte e Zé Cantor;
15 de fevereiro – Felipe Amorim, Calcinha Preta e Zé Vaqueiro;
16 de fevereiro – Dennis DJ, Xand Avião e Mari Fernandez;
17 de fevereiro – Wesley Safadão e Durval Lelys.
Geral Defesa Civil de SP retoma gabinete de crise após previsão de chuvas
Geral Carnaval requer prevenção de acidentes com rede elétrica, diz Abradee
Governo Segov dialoga com segurança do Maranhão sobre modernização do prédio da Seic, em São Luís
Piauí Rafael Fonteles apresenta panorama de ações, obras e investimentos na infraestrutura do Piauí nesta segunda (9)
Governo Banho de Axé reúne 130 grupos de terreiros e de capoeira em cortejo pelas ruas do Centro de São Luís
Governo Governo inaugura Restaurantes Populares em São João do Paraíso e Nova Colinas Mín. 21° Máx. 26°