
A Câmara Municipal de Teresina poderá aumentar sua composição de 29 para 31 vereadores a partir das eleições de 2028. A possibilidade está condicionada à confirmação dos dados oficiais do próximo censo populacional e à homologação da Justiça Eleitoral.
A ampliação é prevista na Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que redefiniu os limites de vereadores nas câmaras municipais de acordo com a população de cada cidade. Pela norma, municípios com população superior a 900 mil habitantes e inferior a 1.050.000 podem ter até 31 parlamentares.
Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Teresina alcançou, em 2025, uma população de 905.692 habitantes. Esse número enquadra a capital piauiense na faixa populacional prevista pela Constituição Federal para a ampliação das cadeiras no Legislativo municipal.
O tema já está sendo acompanhado pela Câmara Municipal. A assessoria jurídica da Casa analisa os aspectos legais e os procedimentos necessários para eventual adequação da composição parlamentar, caso os dados populacionais sejam oficialmente consolidados.
A adoção da medida, no entanto, depende da divulgação dos números definitivos do censo e de sua apreciação pela Justiça Eleitoral, responsável por homologar a quantidade de vereadores a ser eleita em cada município. Somente após esse processo será possível confirmar se Teresina terá, de fato, dois novos representantes no Legislativo a partir do próximo pleito municipal.
Política Projeto propõe fim da exigência de documentos já existentes na Prefeitura de Teresina
Política PT instaura procedimento contra vereadora de Piracuruca
Escudo Eleitoral III Agente política e servidora pública são afastadas em investigação da Polícia Federal
Mín. 21° Máx. 33°