
Mais de 550 agentes das Forças de Segurança dos dois estados são empregados nas ações de combate à criminalidade. Foram cumpridos 15 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão
Ceará e Pernambuco seguem avançando para reforçar o combate à criminalidade nas divisas. Nesta sexta-feira (7), 556 agentes das Forças de Segurança dos dois entes federativos executam, conjuntamente, ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária, em várias frentes de atuação no limite de diversos municípios cearenses e pernambucanos.
Como resultado desse esforço conjunto, já foram cumpridos 15 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão nas primeiras horas da Operação Integrada de Divisas. O primeiro balanço parcial da operação aponta para oito mandados de prisão cumpridos pelas Polícias Civis dos estados do Ceará e do Pernambuco; seis mandados de prisão cumpridos unicamente com membros da PCCE e um mandado executado pela Secretaria da Administração Penitenciária e de Ressocialização (SAP-CE).

A união de forças entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) e da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE) tem por objetivo alcançar resultados expressivos no enfrentamento às mais diversas modalidades criminosas, garantindo ordem e a paz social à população da região de divisa entre os dois estados.
As ações operacionais conjuntas desta sexta foram iniciadas ainda na madrugada e seguem até o próximo domingo (9), nas cidades de Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Penaforte, Mauriti, Araripe, Campos Sales, Barbalha, Nova Olinda e Jardim, no Ceará; e em Exu, Araripina, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte, em Pernambuco.

As polícias civil e militar buscam efetivar prisões em flagrante, cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão e apreender armas de fogo e brancas. Por outro lado, o combate ao tráfico de drogas é um dos principais focos da operação e elemento central no enfrentamento aos grupos criminosos, uma vez que está relacionado a diversos outros crimes, desde tráfico de armas e homicídios, a lavagem de dinheiro e a extorsão.
Além de integrantes das polícias militar e civil, participam da operação bombeiros militares e as polícias científicas de ambos os estados, integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer-SSPDS/CE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA-SDS/PE), que vêm realizando sobrevôos aéreos, e demais servidores da SSPDS e da SDS. Também estão mobilizados agentes da Polícia Federal e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-CE).

A definição das estratégias empregadas pelos órgãos de segurança pública na mega-operação desta sexta ocorreu ainda em outubro de 2024, durante reunião de alinhamento em Salgueiro, no Sertão pernambucano, para a troca de informações e expertises entre os profissionais. Atuando em todos os níveis nas divisas, por meio de ações integradas no combate à criminalidade, praticado de forma individual ou organizada, os resultados estão sendo alcançados a partir de um planejamento operacional e estratégico.

Em entrevista coletiva, o secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da SSPDS, Sérgio Pereira, destacou a estratégia de demonstração de força e união entre as Forças de Segurança do Ceará e de Pernambuco. “A intenção com esse trabalho é reduzir os índices de criminalidade e localizar e prender foragidos da Justiça, para que possamos trazer paz e tranquilidade para a população desses dois Estados. Mas, acima de tudo, a mensagem central é que, com a nossa união, somos mais fortes no embate contra a criminalidade: que não consegue nem chegar perto do tamanho da nossa estrutura e das nossas capacidades operacionais!”, frisou o cearense.

A secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, reforçou a importância da união entre os entes federativos no enfrentamento à criminalidade. “Estamos estreitando cada vez mais as parcerias com os nossos estados vizinhos no combate à violência. Temos a certeza de que vamos lograr êxito em mais esta operação, a exemplo das que realizamos em parceria com a Bahia e a Paraíba. A nossa expectativa é provocar um impacto na criminalidade, e que essas ações institucionais se mantenham para que o criminoso compreenda que vamos estar no encalço deles, para retirá-los do convívio da sociedade”, arrematou a secretária-executiva da SDS.

Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza Mín. 24° Máx. 38°