
Com o objetivo de fortalecer a integração das Forças de Segurança no combate às drogas e a repressão aos grupos criminosos, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, participou da cerimônia de abertura do XVIII SIREN – Encontro Nacional de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas, organizado pela Polícia Federal. O evento ocorreu na última terça-feira (19), em Fortaleza.
Com uma extensa agenda, seguindo até o próximo dia 22 de novembro, o XVIII SIREN tem como objetivo a promoção do debate sobre as ações de enfrentamento do tráfico de drogas e de armas, bem como fomentar estratégias de combate aos crimes violentos e às organizações criminosas em todo Brasil. Além disso, as autoridades presentes aproveitam o evento para avaliar os trabalhos integrados realizados em 2024 e alinhar as diretrizes e as ações para o enfrentamento de grupos criminosos já no próximo ano.

Em sua fala, o secretário Roberto Sá destacou a forte integração já existente entre os órgãos de segurança pública do Estado e as forças policiais federais no Ceará. Entretanto, o titular da SSPDS-CE reforçou que ainda há um desafio nacional de aumentar o compartilhamento de bases de dados e de sistemas, como uma medida de enfrentamento à violência urbana que permeia a vida de todos.
“É preciso confiar mais e se responsabilizar pelo compartilhamento de informações, porque é melhor compartilhar e prevenir eventuais crimes do que tornar a população vítima de grupos criminosos. Então, ainda precisamos evoluir nesse aspecto para que possamos torná-lo um hábito e para que possamos promover essa mudança que a sociedade tanto espera de todos nós”, frisou o secretário Roberto Sá.

O superintendente regional da PF no Ceará, delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco, também ressaltou a proximidade entre as polícias do Estado e a Polícia Federal. “Aqui no Ceará, temos uma integração física ideal (entre o CISP – Centro Integrado da Segurança Pública e a Superintendência da Polícia Federal) e, neste ano, produzimos grandes operações. Para aqueles que pensam em visitar o Ceará para praticarem crimes, o nosso recado é claro: ´Vocês estão enganados e o muito que já produzimos será convertido em ainda mais trabalho Em 2025, as Forças de Segurança que se encontram aqui presentes produzirão muito mais”, destacou.

Também participaram da abertura: o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF/CE), Anthony Sthefanny Nunes de Lima; o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dicor) da PF, Ricardo Andrade Saadi; e o coordenador-geral da Polícia de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Roberto Biasoli. Além desses, a representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do MJSP, Tatiane da Costa Almeida; e o representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) da MJSP, Antônio Glautter de Azevedo Morais.
Segurança Receita Federal alerta contribuintes para golpe com sites falsos
Piauí Polícia Civil realiza mais de 2 mil atendimentos pela Ouvidoria em 2025
Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí Mín. 23° Máx. 37°