
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) finalizou as ações de entrega dos cartões Tempo de Semear. A última rota de entregas contemplou mais de 400 agricultores familiares, que agora contam com o auxílio de R$ 2 mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.
As ações de entrega tiveram início no mês de novembro e finalizaram no último sábado (13), em Timon. Ao todo, a Sagrima realizou mais de 70 ações de entregas, contemplando municípios de todas as mesorregiões do estado.
Com o cartão em mãos, os agricultores terão autonomia para escolher o que e quando comprar, tendo total poder de decisão no momento da compra. O cartão poderá ser utilizado quantas vezes o beneficiário quiser enquanto houver saldo ou até o fim do ciclo agrícola, que encerra no dia 30 de junho de 2026.
O secretário da Sagrima, Fábio Gentil, comemorou o alcance de um dos objetivos instituídos pelo programa. “Estamos concluindo a primeira etapa do Tempo de Semear com a certeza de que o programa cumpre seu principal papel: garantir autonomia ao pequeno produtor, colocando o recurso diretamente nas mãos de quem conhece a terra e sabe o momento certo de produzir”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, a autonomia promovida pelo programa valoriza o agricultor(a) familiar trazendo dignidade e mostrando que, com apoio e parceria, é possível respeitar e impulsionar quem vive do campo.
Outro impacto positivo do programa é o estímulo ao comércio local. O cartão do programa deve ser utilizado exclusivamente nas lojas agropecuárias credenciadas pelo programa, localizadas nos municípios onde residem os agricultores ou nas regiões próximas.
Para o subsecretário da pasta, Sérgio Delmiro, a iniciativa beneficiará diversos atores. “As lojas agropecuárias autorizadas também passam a ser parceiras fundamentais do programa. Esse recurso circula no comércio local, gera impacto positivo na economia do município e fortalece toda a cadeia produtiva, desde a aquisição de insumos até o abastecimento de programas governamentais e das feiras locais”, destacou.
Novas perspectivas
Agora com o cartão Tempo de Semear, a agricultora e beneficiária de Aldeias Altas, Ivonete de Macedo, tem a certeza que irá plantar. “Ano passado, precisamos pedir emprestado sementes para poder colher. Esse benefício vem num momento que mais precisamos e só tenho gratidão por ser uma das contempladas”, agradeceu.
Conceição Cruz, beneficiária de Codó, sabe exatamente como utilizar o auxílio. “Estou extremamente satisfeita em receber esse benefício. Vai me ajudar muito a melhorar meu plantio. Vou comprar ferramentas e sementes para que eu possa ter uma produção melhor e mais pessoas possam se beneficiar”, revelou.
Entrega dos cartões remanescentes
Nesta quarta-feira (17), a Sagrima promove, às 9h, no auditório do Edifício João Goulart, o evento de encerramento da 1ª etapa do Programa Tempo de Semear. A programação reunirá secretários Municipais de Agricultura dos 100 municípios contemplados, com a apresentação dos principais resultados, avanços e perspectivas do programa, além da entrega dos cartões remanescentes aos representantes de cada município.
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas Mín. 23° Máx. 37°