Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Piauí

Programa Juventude Rural visita quilombo para vivenciar história e produção de agricultura familiar

Os alunos do programa Juventude Rural Transformadora participaram, nesse domingo (1º), de uma aula de campo na comunidade quilombola Olho D’Água do...

02/02/2026 às 16h56
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os alunos do programa Juventude Rural Transformadora participaram, nesse domingo (1º), de uma aula de campo na comunidade quilombola Olho D’Água dos Negros, no município de Esperantina. Durante a atividade, os jovens conheceram experiências de produção de alimentos, a organização da associação comunitária e aspectos da história local, marcada pelo passado de escravização negra, quando a área funcionava como uma antiga fazenda.

A ação integra o módulo presencial de formação do programa, que capacita 100 jovens rurais para atuação na agricultura familiar. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada (Cebrap).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Jovens do programa Juventude Rural Transformadora. (Foto: Geirlys Silva/SAF)

A estudante Aylissa Kalliny Morais, que atua no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, destacou a experiência de conhecer o centro cultural da comunidade, onde funciona um museu que preserva a memória da escravidão no local. “Gostei muito de conhecer a história da comunidade. O casarão guarda muitos elementos que ajudam a compreender o que aconteceu ali no passado. É uma história muito forte, que nos permite sentir e refletir sobre o que foi vivido pelas pessoas naquele período”, relatou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
(Foto: Geirlys Silva/SAF)

Para a diretora de Organização e Mobilização Social da SAF, Márcia Mendes, a aula de campo teve papel fundamental, tanto na aproximação dos alunos com a realidade da comunidade quanto na orientação para a elaboração dos projetos, que serão apresentados como trabalho de conclusão do curso. “Tivemos a oportunidade de conhecer a história da comunidade e, a partir dessa escuta, vamos trabalhar com os estudantes um processo de sistematização dessas informações, que servirão de base para os projetos que eles irão desenvolver na conclusão do curso”, explicou.

O encontro será encerrado nesta segunda-feira (2), com novas atividades de campo, orientações técnicas e momentos de discussão coletiva sobre os projetos voltados à aplicação prática na agricultura familiar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
(Foto: Geirlys Silva/SAF)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias