
O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizou, nesta terça-feira (20), o ato de assinatura da Ordem de Serviço para o processo de regularização fundiária rural no município de Quixeramobim, no Sertão Central do estado. A solenidade ocorreu na Praça da Juventude e marcou o início de uma ação que prevê investimento superior a R$ 5,8 milhões.
O processo vai abranger aproximadamente 297 mil hectares do território municipal. Até o momento, 4.268 propriedades rurais – entre pequenas, médias e grandes – já estão cadastradas. Com a atualização cadastral e a retomada do processo de regularização, a expectativa do Idace é ampliar o número de imóveis e de famílias beneficiadas.
Participaram do evento o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o superintendente do Idace, João Alfredo, além de autoridades locais e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento agrário.
De acordo com a Diretoria Técnica de Engenharia e Operações (Diteo), o trabalho dá continuidade a ações iniciadas durante o Governo Tasso Jereissati e concluídas no Governo Lúcio Alcântara, em 2003, quando foi aberta a matrícula do Município. À época, a empresa responsável não conseguiu cobrir todo o território de Quixeramobim, deixando áreas sem regularização.
Passados mais de 20 anos, o Idace aponta que a retomada se tornou necessária em razão de mudanças de titularidade, cadastros desatualizados, falecimento de proprietários e comercialização de terras ocorridas ao longo desse período. O reinício dos trabalhos permitirá a atualização cadastral e o georreferenciamento com maior precisão, refletindo a atual configuração das propriedades rurais.
Segundo o órgão, a regularização fundiária garante maior segurança jurídica às famílias do campo, facilita o acesso a políticas públicas e contribui para o desenvolvimento rural sustentável.
O processo será reforçado pela criação do Comitê Municipal de Regularização Fundiária (CMRF), que contará com a coordenação da Superintendência Adjunta do Idace, sob responsabilidade de Amorim Rodrigues, com acompanhamento local do escritório regional do Idace no Sertão Central, coordenado por David Soares.
Agronegócio Distribuição de manivas fortalece agricultura familiar em Colônia do Piauí
Piauí Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário inicia nesta segunda (19)
Agronegócio Safra recorde de grãos deve impulsionar a economia do Piauí em 2026, aponta IBGE
Piauí Safra agrícola do Piauí tem expectativa de recorde em 2026, aponta IBGE
Produção agrícola Projeto Hora de Plantar inicia entrega de sementes a agricultores familiares de quatro regiões do Ceará
Surpresa no agro Pepino gigante surpreende agricultor de 85 anos em Santa Catarina
Agricultura Familiar SAF realiza primeira entrega de alevinos do ano e beneficia agricultores familiares de quatro municípios piauienses
Pecuária Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade em quase todo o Brasil
Quitanda SAF levará Quitanda da Agricultura Familiar a novas cidades do Piauí em 2026 Mín. 23° Máx. 36°