Sexta, 23 de Janeiro de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

Senar Piauí lança curso Pró Mudas para fortalecer produção de mudas nativas e promover sustentabilidade no campo

Curso será desenvolvido em todos os biomas brasileiros e, no caso do Piauí, contemplará espécies nativas dos biomas Caatinga e Cerrado, dois ecossistemas de grande importância ambiental.

23/01/2026 às 10h16
Por: Amanda Lafayette Fonte: Senar Piauí
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Piauí (Senar-PI) vai iniciar, em breve, um novo curso voltado ao fortalecimento da sustentabilidade ambiental nas propriedades rurais: o Pró Mudas. A iniciativa tem como objetivo apoiar produtores rurais na produção e propagação de mudas de espécies nativas para autoconsumo, promovendo autonomia, redução de custos e acesso ao conhecimento técnico.

O Curso será desenvolvido em todos os biomas brasileiros e, no caso do Piauí, contemplará espécies nativas dos biomas Caatinga e Cerrado, dois ecossistemas de grande importância ambiental. O Cerrado, por exemplo, reúne cerca de 12 mil espécies nativas, muitas delas estratégicas para a recomposição ambiental e para sistemas produtivos sustentáveis.

Antes do início das atividades em campo, o Senar-PI realizou uma reunião de alinhamento com os instrutores que atuarão no Pró Mudas, reforçando os objetivos do curso e a metodologia que será aplicada junto aos produtores.

Autonomia para o produtor rural

O Pró Mudas foi estruturado para permitir que o produtor rural adquira autonomia na produção de mudas nativas, atendendo às exigências da legislação ambiental e suprindo demandas de recomposição ou conservação ambiental dentro da própria propriedade. O curso também contribui para a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais, fortalecendo práticas sustentáveis no meio rural.

Além do impacto ambiental positivo, a proposta traz benefícios econômicos diretos, como a redução de custos com aquisição e transporte de mudas, e técnicos, por meio da capacitação prática e acessível.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre:

1.    Importância das espécies nativas e seus benefícios ambientais e produtivos;

2.    Tipos, estruturas e requisitos para implantação de viveiros de baixo custo;

3.    Materiais, equipamentos, recipientes e substratos para produção de mudas;

4.    Coleta, beneficiamento, armazenamento e quebra de dormência de sementes;

5.    Técnicas de transplante, aclimatação e rustificação de mudas;

6.    Exigências legais relacionadas à produção e comercialização de mudas nativas.

(Foto: Divulgação)

Conservação ambiental e redução de impactos

De acordo com Patrícia Vasconcelos, responsável pela execução do Pró Mudas representa um avanço importante para o produtor rural e para o meio ambiente.

“O objetivo é garantir maior e melhor acesso a mudas nativas de qualidade, com custo mais baixo, além de orientar sobre transporte, implantação e manejo adequado. O programa contribui diretamente para a conservação e recomposição ambiental, preservação de nascentes, áreas de reserva legal e de preservação permanente, além do controle de processos de erosão do solo”, destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias