
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Piauí (Senar-PI) vai iniciar, em breve, um novo curso voltado ao fortalecimento da sustentabilidade ambiental nas propriedades rurais: o Pró Mudas. A iniciativa tem como objetivo apoiar produtores rurais na produção e propagação de mudas de espécies nativas para autoconsumo, promovendo autonomia, redução de custos e acesso ao conhecimento técnico.
O Curso será desenvolvido em todos os biomas brasileiros e, no caso do Piauí, contemplará espécies nativas dos biomas Caatinga e Cerrado, dois ecossistemas de grande importância ambiental. O Cerrado, por exemplo, reúne cerca de 12 mil espécies nativas, muitas delas estratégicas para a recomposição ambiental e para sistemas produtivos sustentáveis.
Antes do início das atividades em campo, o Senar-PI realizou uma reunião de alinhamento com os instrutores que atuarão no Pró Mudas, reforçando os objetivos do curso e a metodologia que será aplicada junto aos produtores.
Autonomia para o produtor rural
O Pró Mudas foi estruturado para permitir que o produtor rural adquira autonomia na produção de mudas nativas, atendendo às exigências da legislação ambiental e suprindo demandas de recomposição ou conservação ambiental dentro da própria propriedade. O curso também contribui para a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais, fortalecendo práticas sustentáveis no meio rural.
Além do impacto ambiental positivo, a proposta traz benefícios econômicos diretos, como a redução de custos com aquisição e transporte de mudas, e técnicos, por meio da capacitação prática e acessível.
Durante a capacitação, os participantes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre:
1. Importância das espécies nativas e seus benefícios ambientais e produtivos;
2. Tipos, estruturas e requisitos para implantação de viveiros de baixo custo;
3. Materiais, equipamentos, recipientes e substratos para produção de mudas;
4. Coleta, beneficiamento, armazenamento e quebra de dormência de sementes;
5. Técnicas de transplante, aclimatação e rustificação de mudas;
6. Exigências legais relacionadas à produção e comercialização de mudas nativas.
(Foto: Divulgação)
Conservação ambiental e redução de impactos
De acordo com Patrícia Vasconcelos, responsável pela execução do Pró Mudas representa um avanço importante para o produtor rural e para o meio ambiente.
“O objetivo é garantir maior e melhor acesso a mudas nativas de qualidade, com custo mais baixo, além de orientar sobre transporte, implantação e manejo adequado. O programa contribui diretamente para a conservação e recomposição ambiental, preservação de nascentes, áreas de reserva legal e de preservação permanente, além do controle de processos de erosão do solo”, destaca.
Ação Ceará inicia regularização fundiária rural em Quixeramobim
Agronegócio Distribuição de manivas fortalece agricultura familiar em Colônia do Piauí
Piauí Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário inicia nesta segunda (19)
Agronegócio Safra recorde de grãos deve impulsionar a economia do Piauí em 2026, aponta IBGE
Piauí Safra agrícola do Piauí tem expectativa de recorde em 2026, aponta IBGE
Produção agrícola Projeto Hora de Plantar inicia entrega de sementes a agricultores familiares de quatro regiões do Ceará
Surpresa no agro Pepino gigante surpreende agricultor de 85 anos em Santa Catarina
Agricultura Familiar SAF realiza primeira entrega de alevinos do ano e beneficia agricultores familiares de quatro municípios piauienses
Pecuária Preço do boi gordo encerra a semana com estabilidade em quase todo o Brasil Mín. 21° Máx. 35°