Quinta, 27 de Novembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Com novas entregas de títulos, Piauí consolida referência nacional em regularização e democratização do acesso à terra

Ao longo deste mês de novembro, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realizou um novo conjunto de entregas de títulos definitivos de propriedad...

27/11/2025 às 10h37
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ao longo deste mês de novembro, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realizou um novo conjunto de entregas de títulos definitivos de propriedade rural, beneficiando famílias dos municípios de Floriano, Regeneração, Bom Jesus e Landri Sales. As entregas representam um avanço decisivo na garantia de segurança jurídica e no fortalecimento da agricultura familiar nessas regiões.

As ações são resultado de um trabalho técnico contínuo realizado durante todo o ano de 2025. O cronograma de novembro integra uma agenda ampla de regularização fundiária conduzida pelo Interpi, que, em dezembro, promove um novo ciclo de entregas em mais quatro municípios, reforçando o avanço territorial do Instituto e consolidando o Piauí como referência nacional na democratização do acesso à terra.

Para o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, o conjunto de entregas de novembro e a continuidade das ações nos meses seguintes demonstram o compromisso do Governo do Estado com a política territorial. Segundo ele, a regularização fundiária é uma ferramenta mais transformadora e determinante para o desenvolvimento rural.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Cada título entregue representa dignidade, cidadania e futuro. Estamos avançando em diversas regiões do estado com planejamento e responsabilidade técnica, garantindo que as famílias rurais tenham segurança jurídica e possam construir uma vida com mais estabilidade. Novembro marca um conjunto importante de entregas e, em dezembro, seguiremos beneficiando mais comunidades e municípios”, afirma o diretor-geral.

O processo de regularização é criterioso, reconhece formalmente a ocupação legítima das famílias e assegura estabilidade territorial para as próximas gerações. Nele, as equipes vão a campo realizar o georreferenciamento das áreas, realizam a abertura das matrículas estaduais, o cadastramento das famílias e todas as etapas necessárias para garantir que cada título seja entregue com total respaldo jurídico.

Com o título definitivo, as famílias passam a ter acesso ampliado ao crédito rural, a políticas públicas de desenvolvimento e a programas que exigem comprovação de propriedade. A regularização fundiária oferece condições para que agricultores e agricultoras planejem a produção com mais segurança, ampliem suas fontes de renda e fortaleçam sua permanência na terra, resultando em melhorias concretas para as comunidades atendidas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias