
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), realizará uma das maiores obras de drenagem urbana já realizadas no Piauí. Com investimento superior a R$ 100 milhões, viabilizado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), será implantado o Sistema de Drenagem Integrada dos bairros Piauí e São José, no município de Parnaíba (PI), que beneficiará mais de mil famílias.
Resultado de convênio entre o Governo do Estado do Piauí, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, a obra está com a licitação marcada para o dia 6 de fevereiro de 2026 e prevê a implantação de um sistema moderno de captação e escoamento das águas pluviais, solucionando os alagamentos que há anos afetam moradores de diversos bairros do município. O projeto representa uma reivindicação antiga dos moradores do bairro Piauí — região afetada há décadas por alagamentos recorrentes, especialmente durante o período chuvoso.
“A Obra do piscinão é um grande passo. Nós trabalhamos para garantir que a população seja beneficiada e, finalmente, possa ser amparada em um período tão complicado, como é o chuvoso. Essa obra teve esforços de todas as esferas e isso mostra que a união só traz benefícios”, afirmou o secretário da Defesa Civil, Nerinho.
Segundo o diretor de Engenharia da Sedec, Eduardo Apolonio, a obra está sendo desenvolvida, desde 2023, pelas equipes da Defesa Civil. “A nossa ideia era trazer um projeto que resolvesse de forma definitiva o problema do bairro Piauí e São José, onde fica o famoso piscinão. E o nosso compromisso é que essa obra ocorra o quanto antes e com eficácia. Enquanto isso seguimos atuando na prevenção, resposta e outras ações que possam dar uma atenção à população dos bairros afetados. A expectativa é que até a metade do próximo ano a gente consiga dar um início às obras”, conta.

Enquanto as obras não se iniciam e diante das projeções climáticas para o ano de 2026, a Defesa Civil Estadual está estruturando um plano de ação para organizar as ações preventivas, fortalecer a capacidade municipal e padronizar procedimentos de monitoramento, alerta e resposta.
O Plano inclui medidas como fortalecer a capacidade técnica dos municípios na gestão de riscos, garantir resposta rápida e coordenada em situações de alagamentos e enxurradas e realização de um simulado com a população.

“A prevenção envolve uma ampla campanha de sensibilização da sociedade, em relação aos riscos possíveis do período chuvoso, e o nosso maior foco será na mitigação e preparação. O nosso principal instrumento será o sistema de alerta por SMS, via cadastro no 40199. Outras ações que vão acontecer dentro da comunidade serão a formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil e a execução de um exercício Simulado para chuvas intensas, com o Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Polícia Militar, a equipe técnica da defesa civil, com o acionamento teste do Defesa Civil Alerta, para situações de extremas”, detalhao diretor de Prevenção de Sedec, Werton Costa.

A Sedec também está organizando outras ações de resposta como articulação de carro pipa para sucção, contratação emergencial de água, alimentos, colchões e higiene e assistência à população atingida ou em eminência.
“Vamos articular a contratação de caminhões pipas para fazer a sucção, evitando que um grande volume de água invada as residências, também a contratação de kits emergenciais de higiene e limpeza, e deixar pré determinado de que forma as pessoas que moram em regiões de risco serão retiradas de suas residências e acolhidas em abrigos temporários, principalmente a população mais vulneráveis, como idosos, crianças e gestantes. Além disso, a parte de assistência humanitária, o trabalho com a nossa equipe de assistentes sociais e psicólogas com foco em orientação, acolhimento emocional e redução de impactos psicológicos decorrentes de possíveis eventos”, ressalta a diretora de Resposta, Yvana Dantas.
Piauí Governo do Piauí realiza leilão para venda de bens inservíveis do Estado nesta sexta (6)
Geral Divisão de elite da Guarda Municipal do Rio começa a atuar em março
Piauí Fevereiro é o último mês para pagamento do IPVA 2026 com desconto no Piauí Mín. 22° Máx. 32°