O São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 2, de virada, na manhã deste sábado, no Estádio do Pacaembu, conquistando o título da 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Timão abriu vantagem de dois gols com Denner e Gui Negão, mas o Tricolor diminuiu na reta final do primeiro tempo com Paulinho e conseguiu a virada na etapa final com Andrade e novamente com Paulinho.
O jogo foi digno de uma final de gente grande, mesmo debaixo de um sol forte no Pacaembu, marcando o aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo. O palco da final estava abarrotado de torcedores tricolores, uma vez que o São paulo obteve a melhor campanha do torneio, e ganhou o direito de ter carga máxima de ingressos para a partida, com o adendo da restrição imposta pela FPF de ter apenas uma só torcida em clássicos.
O jogo em si teve pouca ofensividade de ambas as equipes no início, principalmente do São Paulo, que não teve Ryan Francisco suspenso devido a um cartão amarelo na semifinal contra o Criciúma. Os rumos do jogo mudaram quando ambas as equipes meteram bolas na trave em sequência de lances, primeiro com Nicollas acertando o pé da trave esquerda do gol do Tricolor; e o segundo com Ferreira, que acertou uma bomba da entrada da área, acertando o travessão do goleiro alvinegro.
Foto: Marcos Ribolli
O primeiro gol do jogo saiu aos 33 minutos, após um lançamento até a grande área para Denner, o mesmo girou pra cima da zaga e bateu forte no alto para vencer o goleiro do Soberano. Dez minutos depois, o Corinthians tratou de fazer o segundo gol, onde após um lançamento do campo defensivo, uma raspada de cabeça fez quebrar a linha defensiva do São Paulo e Gui Negão aparecendo cara a cara com o goleiro, tocando de forma sutil para ampliar. O São Paulo conseguiu descontar nos acréscimos após cobrança de escanteio de Ferreira, no qual Paulinho subiu livre de marcação dentro da pequena área, desviando para o gol.
No segundo tempo, São Paulo e Corinthians voltam com a mesma ofensividade e fazem trocações de ataque, até que na metade do segundo tempo, o Tricolor conseguiu uma virada relâmpago. Aos 16 minutos, mais uma bola aérea letal fez com que o Soberano empatasse a final com Andrade, que subiu mais que os defensores do Timão após cobrança de escanteio feita por Alves. Não demorou muito para o gol da virada acontecer, onde mais uma bola alçada na área castigou o time do Parque São Jorge. Paulinho recebeu um cruzamento primoroso de Maik, que saiu em condição legal na frente dos zagueiros, cabeceando no canto esquerdo do goleiro do Corinthians.
Foto: Guilherme Veiga / São Paulo FC
Na reta final do jogo, o Corinthians até esboçou tentativas de empatar o jogo, mas sem sucesso. o São Paulo só administrou a pressão e ao soar do apito final, o Time da Fé pode comemorar sua 5ª conquista da Copinha.
Mesmo com a derrota, o Corinthians segue como o maior campeão do torneio com 11 títulos, enquanto que o São Paulo se igualou a Fluminense e Internacional com 5 conquistas.
Mín. 21° Máx. 34°