Quinta, 18 de Dezembro de 2025
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Investigação

PF prende filho do “Careca do INSS” e 02 da Previdência por fraude

PF deflagrou nova fase da Operação Sem Desconto que investiga fraudes em descontos de beneficiários do INSS, reveladas pelo Metrópoles

18/12/2025 às 15h24
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
PF prende filho do “Careca do INSS” e 02 da Previdência por fraude

 

Aldroaldo Portal (segundo à direita na foto), secretário-executivo do Ministério da Previdência, também é alvo da operação. Ele foi exonerado do cargo (leia abaixo) e vai cumprir prisão domiciliar.

A PF cumpriu mandados de busca contra o senador Weverton Rocha (PDT-MA) — primeiro à esquerda na foto — e um assessor parlamentar, como mostrou o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava de forma estruturada, com núcleos responsáveis pela captação de dados, inserção de informações falsas em sistemas oficiais e ocultação do dinheiro desviado.

As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outro alvo da operação é o advogado Eric Douglas Martins Fidelis (segundo à esquerda na foto), filho do ex-diretor de Benefícios do INSS em 2023 e 2024, André Fidelis, que já foi preso pela PF em outra fase da operação.

A PF cumpre mandados de prisão preventiva e de busca contra Eric.

No total, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal.

A ação é realizada em conjunto pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Exoneração
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, determinou a exoneração do secretário-executivo Adroaldo Portal, após tomar conhecimento do teor das acusações reveladas pela operação da Polícia Federal desta quinta-feira.

Em nota, o Ministério da Previdência Social e o INSS informaram que “permanecerão contribuindo ativamente com as investigações e atuando para recuperar os recursos desviados por esse esquema que começou no governo anterior, mas foi interrompido neste governo”.

O procurador-federal Felipe Cavalcante e Silva, consultor jurídico do ministério, assume a função de secretário-executivo.

Em nota, o senador Weverton Rocha informou que “recebeu com surpresa a busca na sua residência”. “Com serenidade, se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral à decisão”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias