Segunda, 26 de Janeiro de 2026
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Minas Gerais

Rompimento de barragem em mina da Vale alaga área de Ouro Preto

Ocorrência em Minas Gerais não envolve barragens de rejeitos, mas atingiu instalações de outra empresa; órgãos apuram responsabilidades

26/01/2026 às 14h42
Por: Fabio Brito Fonte: Ig
Compartilhe:
Rompimento de barragem em mina da Vale alaga área de Ouro Preto

Técnicos avaliam danos materiais e apuram responsabilidades, enquanto as empresas envolvidas apresentam versões distintas sobre a natureza da estrutura afetada.

O que dizem os órgãos reguladores
A Agência Nacional de Mineração informou que não houve ruptura, colapso ou comprometimento de barragens ou pilhas de mineração.

De acordo com o órgão, o evento está relacionado a uma infraestrutura localizada em área operacional, sem caracterizar falha em estruturas de rejeitos.

A agência afirmou ainda que acompanha a ocorrência e poderá aplicar sanções se forem constatadas irregularidades.

Em nota ao Portal iG, a CSN Mineração afirmou que a ocorrência se deu em uma cava pertencente à Vale, o que causou o alagamento de áreas da unidade Pires, em Ouro Preto, incluindo almoxarifado, acessos internos e oficinas.

A empresa ressaltou que todas as suas estruturas de contenção de sedimentos operam normalmente e que as autoridades competentes foram comunicadas.

Investigação do Ministério Público
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), o rompimento ocorreu em um barramento de água na área da Vale, com extravasamento de águas pluviais na região do Terminal Água Santa.

Representantes da empresa atribuíram o fato às fortes chuvas. A Polícia Militar de Meio Ambiente fará o levantamento dos danos materiais, e um relatório técnico será produzido.

Nesta segunda-feira (26), a Defesa Civil permanece no local realizando o monitoramento da situação, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas atua na avaliação dos impactos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias