
O sorteio dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026 definiu os primeiros passos das 48 seleções na maior competição de futebol do planeta. O evento, realizado no Kennedy Center em Washington D.C., confirmou o novo formato expandido e reservou confrontos interessantes, incluindo o caminho da Seleção Brasileira em busca do Hexacampeonato. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA 2026 foi precedido por uma cerimônia de gala que celebrou a expansão e o espírito da competição.
A cerimônia teve um forte componente artístico e de celebridades para criar a atmosfera de um evento mundial:
Os grandes destaques foram as apresentações do tenor italiano Andrea Bocelli e do icônico grupo americano Village People, que encerrou o espetáculo. A condução do evento ficou a cargo de um trio de personalidades internacionais, incluindo a supermodelo alemã Heidi Klum (em sua segunda participação em sorteios da Copa) e o ator/comediante americano Kevin Hart, além de Danny Ramirez.

Foto: Saul Loeb / AFP
Diversos craques e ex-jogadores de diferentes nações estiveram presentes. O Brasil foi representado por figuras como Ronaldo Fenômeno, Kaká e Roberto Carlos. Outros nomes de peso incluíram o ex-goleiro espanhol Iker Casillas, o italiano Roberto Baggio e o treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. A dimensão do evento foi reforçada pela presença de ícones do esporte americano, como o ex-jogador de futebol americano Tom Brady e o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal.
O caminho do Brasil: Grupo C
A Seleção Brasileira, comandada por Carlo Ancelotti e cabeça de chave do Grupo C, terá pela frente uma chave com adversários de peso e também um estreante no Mundial. Começará sua caminhada contra Marrocos, Escócia e Haiti.

Foto: Reprodução/FIFA
Marrocos foi a grande sensação da Copa de 2022, chegando às semifinais. Será o adversário de estreia do Brasil, no dia 13 de junho, nos Estados Unidos. A equipe africana e a Escócia foram adversários do Brasil na fase de grupos da Copa de 1998, na França, onde o Brasil venceu por 2 a 1 a Escócia na abertura do mundial e venceu Marrocos na sequência por 3 a 0. O Haiti faz sua segunda aparição em Copas do Mundo, a primeira desde 1974.
O sorteio distribuiu as 48 seleções em 12 grupos de A a L. É importante notar que seis vagas ainda serão definidas em repescagens intercontinentais e europeias, a serem realizadas em março de 2026.

Foto: Reprodução/TV Globo
Grupo A - México (Sede), Coreia do Sul, África do Sul e Repescagem D (UEFA)
Grupo B - Canadá (Sede), Suíça, Catar e Repescagem A (UEFA)
Grupo C - Brasil, Marrocos, Escócia e Haiti
Grupo D - Estados Unidos (Sede), Paraguai, Austrália e Repescagem C (UEFA)
Grupo E - Alemanha, Equador, Costa do Marfim e Curaçao
Grupo F - Holanda, Japão, Tunísia e Repescagem B (UEFA)
Grupo G - Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H - Espanha, Uruguai, Arábia Saudita e Cabo Verde
Grupo I - França, Senegal, Noruega e Repescagem Intercontinental 2
Grupo J - Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K - Portugal, Colômbia, Uzbequistão e Repescagem Intercontinental 1
Grupo L - Inglaterra, Croácia, Panamá e Gana
Repescagens UEFA:

Foto: Reprodução/FIFA
Repescagem A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia e Herzegovina.
Repescagem B: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia.
Repescagem C: Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo.
Repescagem D: Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda.
Repescagem Intercontinental:

Foto: Reprodução/FIFA
Repescagem 1: Nova Caledônia, Jamaica ou República Democrática do Congo.
Repescagem 2: Suriname, Bolívia ou Iraque.
O novo formato da Copa do Mundo (48 Seleções)
A Copa do Mundo de 2026 inaugura um formato significativamente diferente, com o aumento de 32 para 48 seleções e de 64 para 104 jogos:
- Fase de Grupos: As seleções estão divididas em 12 grupos (de A a L) com quatro equipes em cada um.
- Para o Mata-mata classificam-se: Os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos e os oito melhores terceiros colocados no geral.
- Mata-mata inédito (16-avos de final): A competição terá uma fase extra, onde as 32 seleções classificadas se enfrentarão em jogos eliminatórios únicos.
A FIFA garantiu que os quatro times de melhor ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) fossem alocados em lados opostos da chave, de forma que o encontro entre eles só possa ocorrer a partir da semifinal, caso avancem.
Destaques e curiosidades do sorteio
Grupos Difíceis: Os grupos I (França, Senegal, Noruega), H (Espanha, Uruguai, Arábia Saudita) e L (Inglaterra, Croácia, Gana) prometem confrontos de alto nível.
Favoritos em Chaves Tranquilas: A Argentina (Grupo J) e Portugal (Grupo K) parecem ter chaves mais acessíveis, pelo menos na teoria, com a Argentina enfrentando Argélia, Áustria e Jordânia.
Ausência da Itália: A situação mais notável do sorteio é que a tetracampeã mundial Itália ainda luta por uma vaga através da repescagem europeia (Repescagem A), podendo cair no Grupo B contra Canadá, Suíça e Catar.
A Copa do Mundo de 2026 terá seu jogo de abertura no dia 11 de junho, no México (Estádio Azteca), com o confronto entre México e África do Sul (Grupo A). A grande final está marcada para 19 de julho no Metlife Stadium em Nova Jersey.
Festa Rubro-Negra! Flamengo vence o Ceará e conquista o Campeonato Brasileiro de 2025 com uma rodada de antecedência
Futebol Feminino Skill Red e TFC Ajax vencem e se garantem na final do Circuito Elas em Campo
Futebol Feminino Rodada do Circuito de Futebol Feminino Estrelas em Campo, realizada no domingo (30), registrou vitórias expressivas no início da competição
Libertadores Flamengo vence o Palmeiras em Lima e se torna o primeiro brasileiro Tetracampeão continental
Copa 2026 CBF se posiciona sobre vazamento de suposto uniforme do Brasil
Brasileirão 2025 Em noite de gala no Maracanã, Fluminense goleia o São Paulo e se classifica para a Libertadores 2026
Brasileirão 2025 Rodada 35 do campeonato pode definir o campeão brasileiro já na rodada seguinte
Brasileirão 2025 Flamengo fica no empate com o Atlético/MG e fica apenas a uma vitória do título brasileiro
Violência Jogadora de vôlei é baleada em tentativa de assalto no Rio e desabafa ‘Nasci de novo’
Mín. 25° Máx. 37°