
O sistema prisional do Piauí ganhará reforço nas ações de segurança com o aumento do efetivo de policiais penais. Com 200 vagas imediatas e mais cadastro de reserva para 200 vagas, o Governo do Estado realizou em 2024 concurso público para a Polícia Penal. Os aprovados já iniciaram a última etapa da seleção, que é o curso de formação, com conclusão prevista para fevereiro de 2025.
Além disso, a Secretaria da Justiça busca a valorização da Polícia Penal por meio da capacitação em cursos de pós-graduação ofertados aos policiais e à promoção funcional.

O Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP) será realizado pela Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (Acadepen-PI) com carga horária de 508 horas/aula e 28 disciplinas, requisito indispensável para a contratação dos novos policiais penais. O objetivo é preparar os futuros policiais para atuarem de forma eficiente e humanizada no sistema prisional, garantindo a segurança e a ressocialização dos detentos.
A aluna do curso, Louyse Frasão, está muito motivada com a nova carreira e com a preparação que se inicia. “Eu já atuo em outra força de segurança, espero aprender bastante com o curso e contribuir logo mais com o sistema penitenciário do Estado”, destaca a futura policial penal.

Além do aumento do efetivo, a Sejus investiu em cursos de especialização para os policiais penais nas áreas de Gestão Prisional, Processo Administrativo e Sindicância, e ainda Inteligência Penitenciária. Também será ofertado o Curso Avançado em Inteligência, totalizando investimentos na ordem de R$ 84.372,22 para qualificação.
Para o diretor de Administração Penitenciária da Sejus, policial penal Reginaldo Moreira, em 2024 são várias frentes de ações pelo Governo do Estado. “A gestão tem um compromisso não só de buscar a melhoria na estrutura e condições de trabalho, mas também qualificar o servidor. Entendemos que com o servidor qualificado entregamos um serviço melhor à sociedade. O Piauí está investindo no serviço público quando realiza concurso público e as promoções, que são tão importantes para o maior patrimônio que temos: o servidor”, enfatiza o gestor.

O policial penal Fagner Martins foi promovido à última classe da Polícia Penal do Piauí. Com 14 anos de serviço, exercendo várias funções, o policial comemora a ascensão. “Por meio de um decreto publicado pelo Governo do Estado, hoje sou classe especial 1, nesses anos fui plantonista e até exerci a função de superintendente na Sejus. A promoção é um reconhecimento do trabalho da classe na segurança pública do nosso Estado”, finaliza.
Piauí Delegacia-Geral processa mais de 4,5 mil denúncias anônimas através de canal da Polícia Civil do Piauí
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza Mín. 24° Máx. 38°