Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cidades Carnaval

Barracão de escola de samba em São Luís, onde parte do teto desabou, estava interditado desde janeiro

A interdição aconteceu após vistoria que identificou problemas estruturais visíveis no imóvel. Na noite dessa terça-feira (17), parte do teto desabou e deixou cinco pessoas feridas.

18/02/2026 às 14h48
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
Compartilhe:
Barracão de escola de samba em São Luís, onde parte do teto desabou, estava interditado desde janeiro

O prédio usado como barracão da escola de samba Mocidade da Ilha, em São Luís, onde parte do teto desabou na noite dessa terça-feira (17) deixando cinco pessoas feridas, estava interditado pela Prefeitura de São Luís desde 14 de janeiro.

A interdição aconteceu após vistoria que identificou problemas estruturais visíveis no imóvel.

“Nós detectamos que a edificação já estava interditada e já havia uma formalização dessa interdição pela Prefeitura. Nós reforçamos essa interdição e identificamos que essa ocupação realmente estava irregular”, afirmou José Lisboa que é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

Moradores da área afirmam que o prédio, onde funcionava o antigo Clubão da Cohab, pertence à associação do bairro e que teria sido cedido para uso da escola. O diretor operacional da agremiação, Oscar, disse que o grupo não imaginava que o teto pudesse desabar, afirmou que o imóvel foi cedido e negou invasão.

“Não pensava que ia cair (o teto). O prédio não tá bem, mas a gente ainda teve um cuidado em fazer um retelhamento, alguma coisa. Foi cedido (o prédio), ninguém entrou de espontânea vontade, porque quis, foi cedido”, destacou Oscar.

A dona de casa Virgínia Lúcia Lopes contou que as atividades começaram na semana passada e que algumas pessoas chegaram a dormir no prédio. Ela relatou ainda a existência de goteiras e outros sinais de deterioração. Ela estava no local na hora do incidente e por pouco não ficou ferida.

“Eu só não peguei o baque porque corri logo pra rua. Tinha uma porção de gente lá, mas correram tudo pra rua”, relatou.
O Corpo de Bombeiros informou que vai apurar a responsabilidade pela ocupação de uma área já interditada.

Segundo a Mocidade da Ilha, os três adultos e as duas crianças que ficaram feridos estão em observação no hospital. Eles não correm risco de vida.

O desabamento do teto

Parte do teto do barracão da escola de samba Mocidade da Ilha, onde funcionava o antigo Clubão da Cohab, em São Luís, desabou na noite desta terça-feira (17) e deixou cinco pessoas feridas. No local estavam sendo confeccionadas as fantasias carnavalescas da agremiação.

Segundo testemunhas, estava chovendo, quando o teto caiu e deixou três adultos e duas crianças feridos. Além disso, parte das fantasias da Mocidade da Ilha ficaram danificadas (veja o vídeo acima feito logo após o incidente).

Procurado pelo g1, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que atendeu a ocorrência, fazendo o resgate de cinco pessoas que ficaram feridas. As vítimas receberam atendimento imediato da equipe, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou o transporte delas para uma unidade hospitalar.

Em nota divulgada pelas redes sociais, a Mocidade da Ilha afirmou que todos os colaboradores que trabalhavam no barracão no momento do desabamento “estão fora de situação grave”.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

Há uma semana a Mocidade da Ilha, que deve abrir os desfiles na Passarela do Samba, divulgou um vídeo, no qual mostrava a produção das fantasias dentro do barracão, destacando que o samba-enredo deste ano é "Beijo: uma expressão humana através do tempo".

'UM BEIJO ATRAVÉS DO TEMPO. Estamos em nosso barracão a todo vapor, a belíssima história do beijo será um sucesso na passarela, dia 20, as 22 horas", afirmou a agremiação na publicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias