Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Manifestação

Pescadores bloqueiam BRs no MA em protesto por atraso no seguro defeso

Manifestação começou na manhã desta segunda-feira (9) e impede passagem de veículos. Categoria reclama de exigências digitais que dificultam acesso ao benefício.

09/02/2026 às 14h43
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
Compartilhe:
Pescadores bloqueiam BRs no MA em protesto por atraso no seguro defeso

Sindicatos, associações e colônias de pescadores da Baixada Maranhense realizam, nesta segunda-feira (9), um protesto com bloqueios na BR‑135 e na BR‑316 para cobrar o pagamento do Seguro‑Defeso 2025/2026. A mobilização começou por volta das 7h e causa interdições por tempo indeterminado.

Os bloqueios ocorrem na BR‑135, próximo à rotatória de Bacabeira, e na BR‑316, perto da ponte sobre o Rio Pindaré, no município de Santa Inês. Motoristas que passam pelas regiões devem buscar rotas alternativas.

Segundo sindicatos, associações e colônias de pescadores, muitos trabalhadores ainda não receberam o Seguro‑Defeso devido a exigências burocráticas, como o cadastro biométrico obrigatório pela plataforma Gov.br. O benefício é garantido por lei e pago durante o período em que a pesca é proibida para preservar as espécies.

As entidades afirmam que a exigência digital tem dificultado o acesso ao auxílio, principalmente para pescadores que vivem em áreas rurais ou comunidades tradicionais.

Nessas localidades, o acesso à internet é limitado e faltam equipamentos adequados, o que, segundo os representantes da categoria, acaba excluindo milhares de famílias de um direito legal.

Além do pagamento do seguro, o movimento pede a criação de postos de atendimento presencial, mutirões para regularização dos cadastros e mais parceria entre o Governo Federal e organizações de pescadores.

A categoria também defende políticas públicas de inclusão digital e ações para fortalecer a pesca artesanal no Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias