
O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (5), da cerimônia de posse do novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual afirmou que pretende visitar todos os 224 municípios do estado até o dia 3 de julho, prazo permitido para inaugurações antes do período eleitoral.
Segundo o governador, a agenda será marcada por uma intensa programação de entregas e ações do Governo do Estado. “Será uma maratona de viagens muito grande para poder fazer milhares de entregas que nós temos, felizmente, nos 224 municípios”, disse o gestor.

Transição na APPM
A posse do prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Filho, o Pompilim, marcou a transição no comando da APPM. Ele assumiu a presidência após o pedido de licença do então presidente, Admaelton Bezerra.

Durante o evento, Rafael Fonteles destacou a importância da cooperação entre o governo estadual e os municípios. “Tenho certeza que o Pompílio vai dar grandes resultados nessa gestão, assim como o Admaelton tem feito. E da nossa parte, do Governo do Estado, nossa vontade é manter essa cooperação em todas as áreas da administração pública, fortalecer o municipalismo, até porque são nas cidades onde as políticas públicas se desenvolvem”, frisou o governador.

O ministro Wellington Dias também participou da solenidade e destacou o papel da Associação Piauiense de Municípios na qualificação da gestão pública. “A APPM passou a ter esse papel não só de cobrança, mas também de qualificação das equipes, de organização. Hoje vemos avanços em educação, saúde e desenvolvimento econômico nos municípios. O Piauí cresce a partir do seu alicerce, que são os municípios”, reforçou o gestor.

Em sua fala, Pompílio defendeu a valorização do municipalismo e o diálogo com os órgãos de controle. “A gente precisa da compensação emergencial, resolver a questão dos lixões, fortalecer o municipalismo, dar continuidade ao trabalho do presidente Admaelton, ser receptivo, ouvir os prefeitos, levar as demandas dos prefeitos aos órgãos de controle, fortalecer o elo do municipalismo, que é o movimento mais importante da democracia”, disse o novo presidente da APPM e prefeito de São Miguel do Tapuio.

Admaelton Bezerra avaliou sua gestão como positiva e disse que continuará colaborando com a nova presidência. “Foi um ano muito positivo. Tivemos vários êxitos nas pautas municipalistas, como a PEC 66. Criamos um gabinete de crise com o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e a Semarh, para tratar da estiagem no Piauí. Estou tirando licença por tempo indeterminado para resolver demandas particulares, mas estarei ao lado do presidente Pompílio no que ele precisar”, relembrou o prefeito de São José do Piauí.

Sobre a APPM
Fundada em 1979, a APPM é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com caráter representativo e atuação estadual. A entidade, com sede em Teresina, representa os 224 municípios piauienses e tem como missão articular, defender e apoiar os interesses das gestões municipais.
Piauí Piauí decreta emergência zoossanitária para prevenção da peste suína clássica
Deterioração Provedores de internet sofrem ataque em massa de facção criminosa no Ceará
Clima Ceará enfrenta onda de calor com temperaturas até 3ºC mais altas nos próximos dias
Piauí Piauí decreta emergência zoossanitária para conter peste suína clássica
Geral Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões
Geral Votação pública para vagas remanescentes do Comep da EBC está aberta
Piauí CGE lança guia com orientações técnicas sobre reajuste de preços de contratos administrativos no Estado do Piauí
Piauí Solicitação de isenção do IPVA 2026 pode ser feita pelo site da Sefaz; veja quem tem direito
Piauí CGE lança guia com orientações técnicas sobre reajuste de preços de contratos administrativos Mín. 23° Máx. 37°