
O calor vai seguir forte no Ceará nos primeiros dias de 2026, com uma onda de calor atingido o estado, pelo menos, até quarta-feira (7), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Em algumas regiões, as temperaturas podem ficar até 3ºC mais altas que a média e chegar a 39ºC.
Conforme o órgão, a atual onda de calor no estado está relacionada ao predomínio de condições atmosféricas com pouca formação de nuvens, escassez de chuvas e baixos índices de umidade do ar. "Esse cenário favorece maior incidência de radiação solar e elevação das temperaturas, mantendo o tempo seco e quente em grande parte do estado", disse a Funceme.
O diretor técnico da Funceme, Francisco Vasconcelos Júnior, explicou que é classificada como uma onda de calor quando as temperaturas estão acima da máxima histórica por um período de, pelo menos, três dias.
As regiões mais afetadas pelo calor são o Sertão Central, Cariri, Região Norte, Sertão de Crateús e Centro-Sul, atingindo municípios como Independência, Santa Quitéria, Sobral, Tauá e Iguatu. Na Região Norte e no sertão de Crateús, os termômetros podem bater 39ºC.
Além disso, o estado deve ter em janeiro chuvas escassas e irregulares. As chuvas devem se originar, principalmente, devido a fenômenos locais, como a brisa marítima no litoral, por isso as precipitações tendem a ser localizadas em determinados pontos, sem atingir todo o Ceará.
De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas que atingem todo o Ceará, ainda não começou a atuar de maneira contínua sobre o estado neste período do ano.
O cenário esperado para o mês de janeiro, portanto, é de predomínio de calor, com chuvas rápidas e pontuais em pontos específicos do estado, sem impacto significativo na redução das temperaturas.
Segurança Gari sofre corte no braço ao recolher sacola de lixo com prato quebrado em Teresina, no Piauí
Tragédia Pilar desaba e mata empresária deitada em rede durante férias no Ceará
Violação Adolescente é filmada oferecendo cigarro eletrônico à sobrinha de 2 anos de idade, no Maranhão Mín. 23° Máx. 37°