
O governador Rafael Fonteles decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território do Piauí, para prevenção e controle da Peste Suína Clássica (PSC). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (6), e tem validade de 180 dias. Entre as principais medidas está o controle rigoroso da movimentação de animais e de produtos considerados de risco.
O decreto foi motivado pela confirmação de um foco da doença no município de Porto. A decisão considera laudos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura, que confirmaram a ocorrência do vírus.
Ao justificar a medida, o documento destaca a necessidade de resposta imediata para evitar a disseminação da doença. “A movimentação de animais e de produtos de risco deverá observar normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica, com vistas à contenção e à eliminação do agente viral”, diz o texto publicado no DOE.
O trânsito de animais só poderá ocorrer conforme normas definidas pela equipe técnica responsável pelas operações de campo, com foco na contenção e eliminação do agente viral.
O decreto também autoriza a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) a expedir diretrizes sanitárias, adotar manejo integrado da doença e utilizar produtos já registrados no país, além de seguir recomendações técnicas de pesquisas nacionais.
Cabe ainda à Adapi a aquisição dos insumos necessários às ações de prevenção, controle e erradicação da PSC durante o período de emergência.
Acidente Moto colide com caminhão e avô e neta ficam presos embaixo do veículo
Governo Mulheres em Ação reúne público no Coroadinho com serviços de saúde, capacitação e certificação de mulheres em São Luís
Geral Uma aposta leva sozinha prêmio de R$ 37 milhões da Mega-Sena
Piauí Políticas para mulheres: ações de apoio e suporte seguem como prioridade no Piauí
Piauí Março acaba, mas o cuidado continua: conheça ações de apoio e fomento a mulheres no Piauí
Piauí Setor rural ganha reforço estratégico com nova sede de associação em Piracuruca
Governo Governo realiza sonho de mais de 40 anos da população e inaugura ponte em São Félix de Balsas
Piauí Iaspi mobiliza Teresina para II Caminhada e Corrida com foco em saúde e inclusão pet
Piauí Rafael Fonteles fiscaliza obras de revitalização do Cais da Beira Rio, que vai impulsionar turismo e economia em Floriano Mín. 22° Máx. 30°