Quinta, 08 de Janeiro de 2026
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Investigação

Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal

O goleiro Bruno foi condenado pela morte da modelo, mas o corpo dela nunca foi encontrado. Itamaraty informou que passaporte, já expirado e cancelado, ficará à disposição da família de Eliza.

07/01/2026 às 14h54
Por: Fabio Brito Fonte: G1
Compartilhe:
Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal

O Itamaraty informou nesta terça-feira (6) que o passaporte da modelo Eliza Samudio foi encontrado em Portugal. O ex-goleiro Bruno, com quem ela teve um relacionamento, foi condenado pelo assassinato dela.

Em nota, o Itamaraty explicou que o passaporte já está expirado e cancelado, e que o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa foi instruído a enviá-lo para a sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O órgão também informou que o documento será encaminhado para a família dela.

O crime contra Eliza foi cometido há 15 anos (relembre o caso mais abaixo), mas o corpo dela nunca foi achado. Em 2013, Bruno foi sentenciado a 22 anos e 3 meses de prisão pela morte e ocultação do cadáver de Eliza, além do sequestro do filho da jovem. Ele foi para o regime semiaberto em 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre como o passaporte de Eliza foi parar em Portugal. O documento foi encontrado na última sexta-feira (2).

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa afirmou que no mesmo dia realizou uma consulta oficial ao Itamaraty, em Brasília, para saber qual será a destinação do documento.

O que diz a família de Eliza Samudio

Ao g1 MS, Maria do Carmo, madrinha do filho de Eliza e Bruno e representante legal de dona Sônia, mãe da modelo, afirmou que, apesar da localização do passaporte, não há qualquer dúvida de que Eliza está morta.

A família disse ainda considerar lamentável a repercussão do encontro do documento e classificou o episódio como uma "crueldade" com dona Sônia e com o neto, Bruninho, dizendo que “ela não tem paz”.

Maria do Carmo afirmou, ainda, que não sabe se o passaporte é verdadeiro, mas que, se for, a família quer ter acesso ao documento.

Caso Eliza Samudio

Eliza desapareceu em 2010, e seu corpo nunca foi encontrado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Em março de 2013, Bruno foi considerado culpado pelo homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado da jovem. Ele foi sentenciado a 22 anos e três meses de prisão pela morte e ocultação do cadáver de Eliza, além do sequestro do filho da jovem.

A ex-mulher do atleta, Dayanne Rodrigues, foi julgada na mesma ocasião, mas foi inocentada pelo conselho de sentença. Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do atleta, já haviam sido condenados em novembro de 2012.

Macarrão é ex-policial militar e era amigo próximo do então goleiro Bruno. Segundo as investigações, Macarrão participou do sequestro de Eliza no Rio de Janeiro e a levou para Minas Gerais, onde a jovem foi mantida em cárcere privado.

A Justiça entendeu que ele tinha conhecimento do plano criminoso, e ele foi condenado a 15 anos de prisão por sequestro e cárcere privado. Ele cumpriu parte da pena e obteve progressão de regime.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi condenado a 22 anos de prisão. O último júri do caso, em agosto de 2013, condenou Elenilson da Silva e Wemerson Marques, o Coxinha, por sequestro e cárcere privado do filho de Eliza Samudio com Bruno.

Elenilson foi condenado a 3 anos em regime aberto, e Wemerson a dois anos e meio também em regime aberto.

O crime
Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado.

Depois, a vítima foi entregue ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo, que nunca foi encontrado. O bebê Bruninho foi achado com desconhecidos em Ribeirão das Neves (MG).

Bruno foi para o regime semiaberto em 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023. Chegou a jogar bola profissionalmente quando deixou a prisão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias