Sábado, 03 de Janeiro de 2026
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Internacional Internacional

EUA anunciam captura de Nicolás Maduro

Donald Trump afirma que líder venezuelano e sua esposa foram expulsos após ataques a Caracas

03/01/2026 às 07h34
Por: Vanilson Brito
Compartilhe:
EUA anunciam captura de Nicolás Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) a captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. A declaração ocorreu após Washington lançar uma série de ataques contra Caracas. Segundo o republicano, ambos foram expulsos do país.

Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou: “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, junto com sua esposa, capturado e expulso do país. Essa operação foi realizada em conjunto com as autoridades policiais dos Estados Unidos.”

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que o governo não sabe o paradeiro de Maduro nem de Cilia Flores. Em coletiva, exigiu “prova imediata de vida” para ambos.

De acordo com o governo venezuelano, os ataques atingiram alvos civis e militares em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Em comunicado, a gestão acusou os Estados Unidos de tentar impor uma “mudança de regime”, ameaçando a estabilidade internacional da América Latina.

O governo também afirmou que o objetivo da ação americana seria assumir o controle dos recursos estratégicos da Venezuela, especialmente petróleo e minerais. Maduro assinou um decreto declarando estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, com a intenção de proteger a população, garantir o funcionamento das instituições e iniciar uma “luta armada” contra a ofensiva.

Maduro na mira dos EUA

Nicolás Maduro está na lista de alvos de Washington desde a volta de Donald Trump à Casa Branca, em janeiro de 2025. O republicano não reconhece o governo venezuelano e acusa Maduro de liderar cartéis de drogas no Caribe.

Em agosto, Trump aumentou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro. No mês seguinte, os EUA iniciaram uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, próximo às costas da Venezuela e da Colômbia. Desde então, mais de 30 embarcações foram destruídas pela Marinha americana, acusadas de transportar drogas.

Na última sexta-feira (26), Trump revelou que os EUA atacaram uma “grande instalação portuária” na Venezuela, usada para o carregamento de drogas. A operação, comandada pela CIA, marcou o primeiro ataque terrestre no país desde o início da campanha contra cartéis de drogas na América Latina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias