Quinta, 27 de Novembro de 2025
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Piauí

Lagoa do Portinho: fiscalização encontra irregularidades e reforça vigilância ambiental

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PMPI) e a 2ª Companhia In...

26/11/2025 às 14h32
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PMPI) e a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), realizou novas fiscalizações na Lagoa do Portinho, situada no litoral piauiense. Durante a vistoria, os fiscais identificaram uma captação irregular de água para uso era residencial, feito por moradores da região.

De acordo com os fiscais da Semarh, essa é uma infração prevista na legislação ambiental. Contudo, essa captação não tem relação direta com o recente recuo do nível de água da lagoa, detectado nas últimas semanas.

Eduardo Ganassoli, auditor ambiental da Semarh, explica que a situação exige cuidado redobrado. “Nosso trabalho é impedir que essas práticas se repitam e comprometam ainda mais esse ecossistema”, afirma.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A vistoria também encontrou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente, um dano que fere diretamente a proteção natural da lagoa. Houve ainda apreensão de redes usadas na pesca predatória, atividade proibida no período do defeso, em que os peixes se reproduzem.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça que o Estado está acompanhando a situação de perto. “Nós ampliamos a fiscalização e vamos responsabilizar qualquer pessoa que cause dano ambiental na Lagoa do Portinho. É uma área de enorme importância ecológica e turística. Nosso compromisso é proteger este patrimônio do Piauí”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias