
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PMPI) e a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), realizou novas fiscalizações na Lagoa do Portinho, situada no litoral piauiense. Durante a vistoria, os fiscais identificaram uma captação irregular de água para uso era residencial, feito por moradores da região.
De acordo com os fiscais da Semarh, essa é uma infração prevista na legislação ambiental. Contudo, essa captação não tem relação direta com o recente recuo do nível de água da lagoa, detectado nas últimas semanas.
Eduardo Ganassoli, auditor ambiental da Semarh, explica que a situação exige cuidado redobrado. “Nosso trabalho é impedir que essas práticas se repitam e comprometam ainda mais esse ecossistema”, afirma.

A vistoria também encontrou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente, um dano que fere diretamente a proteção natural da lagoa. Houve ainda apreensão de redes usadas na pesca predatória, atividade proibida no período do defeso, em que os peixes se reproduzem.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, reforça que o Estado está acompanhando a situação de perto. “Nós ampliamos a fiscalização e vamos responsabilizar qualquer pessoa que cause dano ambiental na Lagoa do Portinho. É uma área de enorme importância ecológica e turística. Nosso compromisso é proteger este patrimônio do Piauí”, disse.

Queimadas Queimadas no Ceará aumentam mais de 400% no segundo semestre de 2025
Regularização Semarh convoca proprietários rurais do Piauí para regularizar CAR suspensos
Crise hídrica Brasil perde diariamente volume de água equivalente a mais de 6 mil piscinas olímpicas
Operação Fiscalização identifica desvio ilegal de água e outras infrações ambientais na Lagoa do Portinho
Piauí Semarh reforça rigor ambiental e monitora área atingida por carga química em Baixa Grande do Ribeiro
Combate ao fogo Maranhão Sem Queimadas ultrapassa 5 mil focos de incêndios combatidos em 10 meses
Fauna PMCE apreende animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no município de Quixadá
Piauí Piauí ultrapassa marca de 1,7 mil brigadistas formados e consolida política estadual de prevenção e combate a incêndios
Piauí Piauí dá passo inédito na modernização energética ao licenciar sistemas de armazenamento por baterias Mín. 25° Máx. 32°