
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Pará anunciaram, durante a COP30, a aprovação do projeto Pará Mais Sustentável. A iniciativa receberá R$ 81 milhões e 200 mil reais do Fundo Amazônia e tem como objetivo transformar a base econômica do estado rumo a um modelo de baixo carbono.
Com execução prevista para cinco anos, o projeto será conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). As ações vão se concentrar em 27 municípios das regiões do Baixo Amazonas e Xingu, que juntas representam mais da metade do território paraense.
O investimento será distribuído em três frentes principais:
• Regularização fundiária e ambiental — apoio à inscrição e correção de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e avanço na regularização de imóveis rurais e territórios quilombolas.
• Sociobioeconomia — fortalecimento de instituições públicas e suporte a bionegócios desenvolvidos por cooperativas e associações, aumentando o valor dos produtos e a renda local.
• Tecnologia — implantação de unidades demonstrativas com soluções inovadoras voltadas à bioeconomia regional.
O Pará Mais Sustentável dará prioridade a agricultores familiares e comunidades tradicionais, buscando impulsionar cadeias da sociobiodiversidade e fortalecer a agenda ambiental do estado.
COP30 Maranhão apresenta na COP30 programa pioneiro que integra titulação de terras, igualdade de gênero e preservação ambiental
Meio Ambiente Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba realiza o Pedal da Gentileza e o III Festival Afrocearensidades
Piauí Piauí desponta entre os estados mais transparentes do país no combate ao desmatamento Mín. 27° Máx. 40°