Quarta, 12 de Novembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Piauí

Semarh apresenta mecanismos inovadores de financiamento verde em painel da COP30

O Piauí marcou presença no painel Instrumentos Econômicos Verdes e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelo Consórcio Nordeste, dura...

12/11/2025 às 13h08
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí marcou presença no painel Instrumentos Econômicos Verdes e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelo Consórcio Nordeste, durante a COP30, em Belém (AM). Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, participou do debate ao lado de representantes dos governos do Maranhão, Sergipe e Alagoas, discutindo caminhos concretos para financiar a sustentabilidade na região.

Felipe apresentou em detalhes o REDD+ jurisdicional, mecanismo que remunera estados e comunidades pela redução comprovada das emissões de gases de efeito estufa a partir da preservação das florestas. Ele explicou que o modelo representa uma oportunidade de unir desenvolvimento social e conservação ambiental.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O REDD+ jurisdicional cria um novo ciclo de oportunidades para o semiárido. Os recursos do crédito de carbono poderão ser revertidos diretamente para quem preserva, como agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. É uma forma de reconhecer, com justiça, o valor ambiental de quem cuida da terra”, afirmou o diretor.

O tema dialogou com o painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí” apresentado pelo governador Rafael Fonteles, que também destacou o compromisso do Piauí com a construção de uma economia verde e inclusiva. Segundo Felipe Gomes, “o desafio agora é estruturar políticas e instrumentos econômicos que façam o dinheiro da sustentabilidade chegar na ponta, fortalecendo quem faz a diferença na proteção dos nossos biomas”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A participação do Piauí reforçou o papel do estado como referência em políticas climáticas inovadoras e mostrou que a cooperação entre os governos do Nordeste é essencial para escalar soluções sustentáveis e garantir que os benefícios da transição ecológica cheguem a quem mais preserva o meio ambiente.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias