
O Piauí marcou presença no painel Instrumentos Econômicos Verdes e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelo Consórcio Nordeste, durante a COP30, em Belém (AM). Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, participou do debate ao lado de representantes dos governos do Maranhão, Sergipe e Alagoas, discutindo caminhos concretos para financiar a sustentabilidade na região.
Felipe apresentou em detalhes o REDD+ jurisdicional, mecanismo que remunera estados e comunidades pela redução comprovada das emissões de gases de efeito estufa a partir da preservação das florestas. Ele explicou que o modelo representa uma oportunidade de unir desenvolvimento social e conservação ambiental.

“O REDD+ jurisdicional cria um novo ciclo de oportunidades para o semiárido. Os recursos do crédito de carbono poderão ser revertidos diretamente para quem preserva, como agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. É uma forma de reconhecer, com justiça, o valor ambiental de quem cuida da terra”, afirmou o diretor.
O tema dialogou com o painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí” apresentado pelo governador Rafael Fonteles, que também destacou o compromisso do Piauí com a construção de uma economia verde e inclusiva. Segundo Felipe Gomes, “o desafio agora é estruturar políticas e instrumentos econômicos que façam o dinheiro da sustentabilidade chegar na ponta, fortalecendo quem faz a diferença na proteção dos nossos biomas”.

A participação do Piauí reforçou o papel do estado como referência em políticas climáticas inovadoras e mostrou que a cooperação entre os governos do Nordeste é essencial para escalar soluções sustentáveis e garantir que os benefícios da transição ecológica cheguem a quem mais preserva o meio ambiente.

Tensão na COP 30 Protesto na COP30 termina com segurança ferido e bloqueio na saída da blue zone em Belém
Piauí Segurança hídrica na Caatinga ganha destaque em painel da COP30 com participação do Piauí
Meio Ambiente COP-30: Funceme integra caravana fluvial franco-brasileira em prol do diálogo com comunidades amazônicas
Meio Ambiente COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade
Piracema Período da piracema proíbe pesca comercial no Piauí a partir deste sábado (15)
Piauí Centro de Triagem de Animais Silvestres atua na reabilitação de espécies vítimas de queimadas no Piauí
Sustentabilidade Ceará lidera no Nordeste em regularização de imóveis rurais e reforça compromisso com o Código Florestal
Mudanças Climáticas Novo estudo do MapBiomas confirma ligação entre desmatamento e aumento do calor no Brasil
Cadastro Rural Macambira, a gigante rural do Piauí, se prepara para receber 1.540 Cadastros Ambientais Rurais Mín. 24° Máx. 39°