Domingo, 25 de Janeiro de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Governo

Policlínica do Idoso promove oficina de artes com confecção de máscaras carnavalescas

A iniciativa teve como objetivo estimular a capacidade motora, cognitiva e a memória, além de proporcionar momentos de socialização e bem-estar ent...

25/01/2026 às 13h07
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Policlínica do Idoso promove oficina de artes com confecção de máscaras carnavalescas (Foto: divulgação)
- Policlínica do Idoso promove oficina de artes com confecção de máscaras carnavalescas (Foto: divulgação)

Pacientes atendidas na Policlínica do Idoso, em São Luís, participaram, nesta semana, de uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas. A iniciativa teve como objetivo estimular a capacidade motora, cognitiva e a memória, além de proporcionar momentos de socialização e bem-estar entre as participantes. A atividade estimulou memória, coordenação motora e cognição, além de fortalecer a socialização entre as pacientes.

A atividade foi conduzida pela equipe de psicopedagogia da unidade, que ao longo do mês desenvolve ações voltadas à promoção da saúde mental, criatividade e integração social dos idosos.

Para a paciente Marieta Castro Brito, 72 anos, moradora do bairro Liberdade, a oficina representou mais do que um momento recreativo. “Sempre que participamos dessas atividades somos bem acolhidas pela equipe. São pessoas que nos colocam para cima. Para mim, é uma terapia para a mente. Esse trabalho é muito bom, estimula nossa mente e desenvolve nossas habilidades”, destacou.

Quem também aprovou a iniciativa foi Maria de Jesus Araújo Barros, 63, moradora da Vila Nova República. Segundo ela, a experiência trouxe lembranças positivas. “Foi uma atividade satisfatória e me ajudou muito. Tive contato com outras colegas e a oficina me fez lembrar das colagens e pinturas que fazíamos na escola em datas comemorativas”, relatou.

De acordo com a psicopedagoga Joideane Silva, a proposta da oficina vai além do aspecto lúdico. “Buscamos trabalhar a capacidade cognitiva, fortalecer a atenção e a concentração. Os pacientes usam a criatividade durante todo o processo de confecção e ornamentação das máscaras. No final, fica evidente o grande potencial que eles têm. Para muitos, a atividade representa uma descoberta e, principalmente, um momento de socialização”, explicou.

Atividades recreativas

A Policlínica do Idoso faz parte da rede estadual de saúde oferece diversas atividades socioeducativas, como oficinas de arteterapia, grupos terapêuticos, atividades musicais, entre eles, o coral Vozes da Poli do Idoso e torneios cognitivos, que estimulam a coordenação motora, visual e a memória.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias