
A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou nessa quarta-feira (21) mais uma ação da Operação Piracema no município de União, no norte do estado. A ação teve como objetivo coibir crimes e infrações ambientais, especialmente durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
Durante o policiamento ambiental, que contou com rondas ostensivas nas zonas urbana e rural da área, os policiais localizaram e destruíram diversas armadilhas ilegais do tipo “tapagem”, utilizadas para a captura irregular de peixes nos rios da região.

Além da destruição das armadilhas, mais de 10 quilos de peixes de diferentes espécies, que estavam presos nos dispositivos, foram devolvidos às margens do rio, contribuindo para a preservação do ecossistema local.
De acordo com a Polícia Militar, a operação teve caráter preventivo, educativo e repressivo, reforçando a fiscalização ambiental durante o período da Piracema. Não houve prisão nem apreensão de pessoas durante a ação.
A PMPI reforça que a proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade coletiva e que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas aos órgãos competentes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais do estado.

BR-316 interditada Cratera Interdita Trecho da BR-316 em Teresina
Piauí Castramóvel: Clínica veterinária volante bate recorde de castrações e inicia 2026 com ação histórica no sul do Piauí
Reflorestamento Dezesseis projetos concorrem em edital para restauração da Amazônia
Piauí Defeso do caranguejo-uçá começa domingo (18) e reforça proteção dos manguezais do Piauí em 2026
Piauí Fiscalização da Semarh flagra atividade irregular durante a piracema e apreende 66 kg de peixe no sul do Piauí
Piauí Semarh amplia entregas do Cadastro Ambiental Rural em 532% e fortalece planejamento territorial no Piauí Mín. 23° Máx. 36°