Quinta, 13 de Novembro de 2025
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Sustentabilidade

Maranhão apresenta projeto de gestão sustentável na Conferência do Clima da ONU em Belém

Estado leva à COP 30 o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), que beneficia 20 mil famílias e promove a preservação ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar.

13/11/2025 às 08h55 Atualizada em 13/11/2025 às 09h21
Por: Amanda Lafayette Fonte: Governo do Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada em Belém (PA). O evento reúne chefes de Estado, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil de todo o mundo para discutir ações globais de combate às mudanças climáticas.

Durante a conferência, o Maranhão apresentará projetos voltados à preservação ambiental, com destaque para o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages). A iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com recursos de doação da República Federal da Alemanha, e executada em parceria com AGERP, SEMA, SEDIHPOP, ITERMA e IMESC.

O Pages atua em 37 municípios maranhenses e beneficia diretamente 20 mil famílias, incluindo cinco territórios indígenas: TI Alto Turiaçu, Araribóia, Awa, Carú e Rio Pindaré. O projeto busca combater a degradação ambiental e reduzir desigualdades socioeconômicas na região amazônica do estado.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a importância de mostrar ao mundo os avanços que o Maranhão tem alcançado com o Pages, que irá beneficiar 20 mil famílias.


(Foto: Reprodução/Governo Federal)

Na próxima sexta-feira (14), às 12h45, no auditório CAL da Zona Verde, a SAF apresentará o painel “Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES): Fortalecendo a agricultura familiar e os povos tradicionais do Maranhão”. O debate contará com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário Bira do Pindaré, da coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega, e de representantes da Seplan, FIDA e PNUD.

O painel vai mostrar os avanços do Pages com a implantação dos Planos de Gestão Integrada e Sustentável (PGIS), que têm apresentado resultados positivos nas comunidades e escolas. O PGIS Escolar já beneficia 515 famílias, com investimento de R$ 830 mil, enquanto o PGIS Comunitário Piloto alcança 176 famílias, com mais de R$ 2,5 milhões em investimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias