O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Marcos Jacinto, visitou no dia 8 de outubro famílias beneficiadas pelo Programa Cisternas nas comunidades Baixio dos Ferreiras e Umburana, em Iguatu, no interior do estado.
Durante a visita, o secretário ressaltou a relevância da iniciativa. “A gente vai buscando cada vez mais fortalecer esse programa. Essa política tem o potencial de gerar dignidade, fornecer de fato acesso à água de qualidade às famílias do semiárido, tanto para o consumo humano quanto para o preparo de alimentos,” afirmou.
No município, o programa — desenvolvido em parceria com o Instituto Elo Amigo — já entregou 300 tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano, reforçando o compromisso com a segurança hídrica e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais.
O Programa Cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.
Criado como política pública em 2003, o programa é regulamentado pela Lei nº 12.873/2013, pelo Decreto nº 9.606/2018, e por diversas portarias e instruções normativas.
A ação é voltada para famílias rurais de baixa renda — com renda per capita de até meio salário-mínimo — e também para equipamentos públicos rurais afetados pela seca ou falta de água, dando prioridade a povos e comunidades tradicionais.
Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
(Foto: Reprodução/SDA-CE)
Mín. 25° Máx. 40°