
O Maranhão e o Nordeste estão marcando presença na Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Colônia, na Alemanha, de 4 a 6 de outubro. O evento é reconhecido como uma das principais vitrines internacionais para tendências de consumo, inovação e negócios no setor alimentício.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), participa do evento em parceria com cooperativas do campo, levando a diversidade e a riqueza da produção rural maranhense. A participação nordestina é articulada pelo Consórcio Nordeste, em parceria com a APEX Brasil e o Sebrae Nacional, dentro da Câmara Temática da Agricultura Familiar, que une governos estaduais em prol da valorização e internacionalização do setor.
O destaque do Maranhão é o coco babaçu, símbolo de resistência cultural, social e econômica para milhares de famílias do estado. Produtos derivados do fruto — como óleo e azeite de babaçu, farinha do mesocarpo e biscoitos — estão sendo apresentados pela Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ) e pela Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB).
Além do babaçu, os visitantes da Anuga também encontram doces, geleias e outros produtos típicos maranhenses, que refletem a criatividade e a diversidade da agricultura familiar local. O babaçu, com seu alto valor nutricional, versatilidade e apelo sustentável, vem ganhando espaço no mercado nacional e internacional, tanto na alimentação quanto em setores como a cosmética.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, que participa do evento, a presença da SAF e das cooperativas reforça o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável do estado.
Com a participação na Anuga, o Maranhão e o Nordeste buscam abrir novos canais comerciais com distribuidores, redes de comércio justo e o “mercado da saudade”, voltado a brasileiros no exterior. O objetivo é consolidar o Nordeste como referência em alimentos sustentáveis, de qualidade e com forte impacto social, ampliando a presença da agricultura familiar no mercado global.
Como parte das atividades do Consórcio Nordeste, a comitiva também fará uma parada em Lisboa, Portugal, até o dia 9 de outubro, para participar de visitas técnicas à Casa Brasiliana, um workshop sobre exportação e uma imersão em cooperativas portuguesas.
Cidadania Incra firma primeiras parcerias do programa Terra Cidadã com prefeituras do Ceará
Defesa Agropecuária Maranhão inicia segunda etapa da atualização cadastral de rebanhos
Agricultura RS leva viticultura sustentável à pauta da COP30 Mín. 26° Máx. 39°