
A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugura, nesta segunda-feira (13, às 8 horas, a fábrica de blocos pré-moldados na Penitenciária Irmão Guido, que recebeu investimentos de R$ 1.709.089,40 por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
De acordo com o secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto, investir em oficinas de trabalho é fundamental para garantir a reintegração social dos custodiados. “É uma oportunidade, não só de remir a pena, mas também de aprender uma nova profissão, para que os internos possam ir para a sociedade, ter renda e cuidar de suas famílias. Já instalamos fábricas de blocos na Colônia Agrícola Major César Oliveira, onde toda a unidade foi pavimentada. Em Parnaíba, o muro da unidade foi construído com blocos produzidos na fábrica e, em breve, instalaremos em Campo Maior e Picos”, destaca o gestor.

Na solenidade também serão entregues a obra do Posto 04 da Penitenciária e certificados para os internos que participam do curso de fabricação de blocos de concreto, por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ministrado pelo professor Carlos Teodoro. A capacitação profissional tem uma duração prevista de 15 dias e 20 internos realizam o curso, com certificação reconhecida em todo o Brasil.
A fábrica conta com maquinário completo para produzir diariamente 1.000 blocos de concreto sextavados ou blocos de meio-fio. Serão, ao todo, instaladas 10 oficinas nas unidades prisionais do Piauí, e cada uma conta com itens, como mesa vibratória, carro plataforma, betoneira, fôrmas, dentre outros. Além disso, o Governo do Estado investiu na construção e estrutura física das fábricas para o trabalho dos internos.

CFEM AGU garante na Justiça cobrança de R$ 730 milhões da Vale
Demanda Justiça determina que estado instale duas delegacias no Maranhão sob pena de multa
Falso Crédito Investigação do Banco Master deverá ficar no STF, decide Ministro Mín. 25° Máx. 33°