Um novo golpe conhecido como "golpe da ligação muda" ou "roubo da voz", é uma fraude que se inicia com uma ligação telefônica aparentemente inofensiva: ao atender, a pessoa do outro lado da linha não fala nada.
O objetivo é capturar a voz de quem atende para, usando inteligência artificial, cloná-la e enganar parentes e amigos da vítima.
A tática foi detalhada pelo especialista em cibersegurança Ismael Júnior.
De acordo com ele, os criminosos agem principalmente por dois métodos: se passando por agentes de segurança pública ou por operadores de call centers.
A principal recomendação para se proteger é desconfiar de ligações de números não identificados.
Se a ligação for muda após o "alô", a melhor atitude é desligar.
Se a pessoa do outro lado iniciar uma conversa, mas as perguntas parecerem suspeitas ou o contexto não fizer sentido, também é importante interromper o contato.
"Desliga, pra que você não corra o risco dele ter capturado a informação suficiente sobre a sua voz", destacou o especialista Israel Junior.
Em caso de dúvida sobre a legitimidade de uma ligação, principalmente de bancos ou órgãos públicos, a orientação é desligar e ligar de volta para um número oficial da instituição, obtido pelo site ou em documentos oficiais.
(Foto: Reprodução)
Mín. 22° Máx. 40°