A semana deve começar com a presença de um sistema de baixa pressão na altura do Paraguai, capaz de gerar pancadas de chuva sobre parte do norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e principalmente no Paraná, conforme previsão da Climatempo. Já para alguns Estados do Sudeste e Centro-Oeste, a tendência é de baixa umidade e ar seco.
"Em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, a circulação de umidade estimula pancadas localizadas, durante a manhã e a tarde, perdendo força à noite", informou a empresa de meteorologia.
No restante do Sul, o tempo seguirá mais aberto e firme. Algumas cidades entre o oeste e a região das missões gaúchas já poderão contar com aumento mais significativo da temperatura durante a segunda-feira (29/9).
"No Sudeste, semana começando com destaque para a baixa umidade do ar", alertou a Climatempo. Não há previsão de chuva nas capitais da região, como São Paulo.
Para o Centro-Oeste, a empresa prevê instabilidades em algumas regiões de Mato Grosso do Sul. "A chuva perde força em Mato Grosso, mas ainda segue presente em áreas do extremo noroeste do Estado, variando entre fraca e moderada intensidade", pontuou.
"A presença do ar seco impede a ocorrência de chuva e a umidade relativa do ar entra em emergência no norte de Goiás e parte do leste de MT, para valores abaixo de 12%", acrescentou.
Na região Norte, as instabilidades climáticas seguem presentes no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de chuva forte em Roraima, Acre e norte de Rondônia.
"As temperaturas devem se elevar mais entre Maranhão, Piauí, oeste e norte da Bahia", disse a Climatempo sobre Estados do Nordeste em que há produção agrícola.
Mín. 24° Máx. 38°