Sábado, 27 de Setembro de 2025
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Cidades Lixo Zero

Prefeito de Teresina anuncia ferramenta para denúncia de descarte irregular de lixo; saiba como acessar

Eturb passa a operar dentro do Centro de Controle Operacional da Strans: o número de câmeras será aumentado de 6 para 40.

27/09/2025 às 10h43 Atualizada em 27/09/2025 às 10h50
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Izabella Lima/G1
Foto: Reprodução/Izabella Lima/G1

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Teresina Sílvio Mendes lançou um novo canal para denúncias de descarte irregular de lixo. A iniciativa reforça o programa Lixo Zero e busca facilitar o contato da população com a Prefeitura, agilizando a solução desses casos.

O número (86) 99402-3074 será integrado à plataforma Teresina ON, gerenciada pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater).

“Vamos colocar um telefone para ser usado pela população para indicar onde há acúmulo de lixo, em qualquer lugar da cidade. Isso facilita o trabalho do Vicente e da Eturb em dar uma resposta rápida”, disse o prefeito Sílvio Mendes.

Entitulado programa Lixo Zero, coordenado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos. A fiscalização é feita por meio de visitas presenciais e pelo uso de câmeras de monitoramento.

A Prefeitura optou por integrar o sistema de câmeras da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) ao programa. Os equipamentos, que já registram infrações de trânsito em pontos estratégicos, também passarão a identificar casos de descarte irregular de lixo.

Com a mudança, a Eturb passa a operar dentro do Centro de Controle Operacional da Strans. O número de câmeras voltadas ao Lixo Zero vai aumentar de 6 para 40, com previsão de novas integrações nos próximos meses, segundo a Prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias