Quinta, 25 de Setembro de 2025
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Ensino

IFMA abre 560 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Oportunidade em 13 campi incluem cursos gratuitos em áreas como Administração, Gastronomia, Agropecuária e Eletrotécnica, com seleção baseada em análise socioeconômica.

25/09/2025 às 14h42
Por: Fabio Brito Fonte: Imirante
Compartilhe:
IFMA abre 560 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta segunda-feira (22), o edital do Processo Seletivo Unificado 2026 para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, voltados à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). São 560 vagas gratuitas distribuídas em 14 campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.

As oportunidades contemplam 13 campi do IFMA. O Campus São Luís-Maracanã oferece 80 vagas nos cursos de Agropecuária (vespertino) e Gastronomia (matutino). Os demais campi – Açailândia, Araioses, Porto Franco, Bacabal, Buriticupu, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon e Zé Doca – disponibilizam 40 vagas cada em cursos como Administração, Vendas, Comércio, Agroindústria, Eletrotécnica, Panificação e Redes de Computadores.

Quem pode participar

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site estudenoifma.ifma.edu.br, de 26 de setembro a 31 de outubro de 2025 . Pode participar o candidato com no mínimo 18 anos completos até a data da matrícula, que já concluíram o Ensino Fundamental ou cursaram, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa desse Ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A seleção será feita por análise do Questionário Socioeconômico preenchido no ato da inscrição, considerando renda familiar, tempo fora da escola, condições de moradia e motivações para retorno aos estudos.

Sistema de cotas e reservas

Metade das vagas é reservada a quem cursou integralmente o ensino fundamental em escola pública, com subcotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há também reserva específica de 2,5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente de renda ou origem escolar.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos passarão por procedimento de heteroidentificação, com análise de foto enviada no ato da inscrição.

O resultado final está previsto para 18 de dezembro de 2025, com matrículas dos aprovados de 7 a 16 de janeiro de 2026. Havendo vagas remanescentes, haverá chamadas de excedentes até a terceira semana de aula.

O edital completo, com a lista de cursos, turnos e detalhes de cotas, está disponível no site estudenoifma.ifma.edu.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias