Segunda, 29 de Setembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Incêndio

Incêndios são controlados por força-tarefa na região da Serra da Capivara, no sul do Piauí

O Corpo de Bombeiros reforçou a operação com três militares, e o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar enviou oito policiais para apoiar os brigadistas.

29/09/2025 às 09h03
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/SSP-PI
Foto: Reprodução/SSP-PI

Neste domingo (28), os incêndios que atingiram áreas de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, foram controlados neste por uma força-tarefa estadual. O combate às chamas durou dez dias, segundo o coronel Clayton Gomes, gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

De acordo com o coronel, a área mais atingida foi a Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca, próxima aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. Um helicóptero da SSP-PI foi usado para ajudar no combate ao fogo.

Ao todo, 60 brigadistas participaram da operação. Eles atuam em São Raimundo Nonato, Jurema do Piauí e Piracuruca e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Corpo de Bombeiros reforçou a operação com três militares, e o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar enviou oito policiais para apoiar os brigadistas. A força-tarefa utilizou caminhões-pipa, picapes, trator e equipamentos como sopradores, bombas costais e motosserras.

A coordenação das ações em solo foi feita pelo capitão William Borgea, do Corpo de Bombeiros, com apoio do coordenador de Treinamento de Brigadas Florestais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), Shandallyê Araújo.

A Semarh vai avaliar os danos causados pelo incêndio. As causas estão sendo investigadas pela secretaria e pela Polícia Civil.

O Piauí registrou mais de 40 mil focos de incêndio em setembro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios com maior concentração são Uruçuí, Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro, todos no Sul do estado.

Durante o B-R-O Bró, as altas temperaturas, a baixa umidade e os ventos fortes deixam a vegetação mais vulnerável às queimadas. Apesar das condições climáticas, a maioria dos incêndios tem origem humana, de acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias