O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) executa obras para implantação de sistemas de abastecimento de água na zona rural do município de Lagoa do Sítio. O investimento é de R$ 655.035 e vai contribuir para minimizar as dificuldades enfrentadas pela população local por conta da estiagem que atinge a região.
Em maio deste ano, Lagoa do Sítio foi incluída na lista das 126 cidades em situação de emergência por conta da seca, reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. A escassez de água tem afetado diretamente a vida das famílias, a agricultura e a pecuária, setores fundamentais para a economia da região.
Para o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, os novos sistemas vão além de uma obra de infraestrutura: “significam dignidade e qualidade de vida”. “Garantir o acesso à água potável é assegurar saúde, bem-estar e desenvolvimento. Estamos falando de uma medida importante e também de impacto duradouro, ajudando a transformar a realidade de centenas de famílias que sofrem com os efeitos da seca”, destacou o gestor.
O diretor de Engenharia do Idepi, Fabrizio Feitosa, explicou que as obras já foram iniciadas e devem ser entregues no primeiro semestre de 2026. Segundo ele, o projeto envolve a construção de reservatórios e redes de distribuição. “Estamos implantando um sistema estruturado, que vai permitir a captação, armazenamento e distribuição eficiente da água, garantindo segurança hídrica para a população rural de Lagoa do Sítio”, afirmou o gestor.
Mín. 20° Máx. 40°