
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) realizou, nesta semana, a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Promoção do Afroturismo. O encontro ocorreu na Casa do Tambor de Crioula, em São Luís, e foi marcado pela posse dos membros do comitê e pela apresentação do regimento interno provisório, elaborado pela Setur-MA.
Durante a reunião, foi apresentado o regimento interno, documento que norteará a estrutura, as diretrizes e o funcionamento das ações do comitê, garantindo clareza, participação e transparência em todas as deliberações. Após a apresentação, foi aberto um prazo para o envio de contribuições e propostas de ajustes por parte dos membros, reforçando o caráter participativo do processo.
Na ocasião, também foi definida a composição dos cargos de representação da coordenação interna do comitê. Os cargos ficaram assim distribuídos: coordenador, função assumida por Antônio Castro (Setur-MA); vice-coordenadora, Elaine Cristina Correa Dutra (Seir-MA); e secretária, Kelly dos Santos Araújo (Sedihpop).
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância da criação do comitê e do protagonismo do Maranhão no contexto nacional do turismo de base comunitária e do afroturismo.
“Nós somos o estado com o maior número de comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares e pela Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial. Isso tem uma importância muito grande, porque essas comunidades possuem vivências e experiências com uma cultura fortalecida, e nós precisamos trabalhar para que elas possam ser sustentáveis, gerar oportunidades de negócios e melhorar a qualidade de vida por meio do turismo de base comunitária”, afirmou.
A superintendente da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), Elaine Dutra, também ressaltou a relevância do comitê para a valorização das manifestações culturais afrodescendentes no Maranhão.
“O Comitê Interinstitucional de Afroturismo vem justamente fortalecer essa rede que a gente tem no nosso estado, formada por diversos fazedores de cultura que preservam um legado ancestral negro, com muitos saberes, fazeres e tradições, que agora poderão ser ainda mais conhecidos por pessoas de outras localidades. Vamos fomentar essas comunidades e manifestações culturais, algumas delas já reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e até patrimônio da humanidade, como é o caso do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi”, destacou.
O encontro reuniu representantes de diversas instituições públicas, com o objetivo de articular ações para o fortalecimento do afroturismo no Maranhão, incentivando o empreendedorismo, valorizando o patrimônio cultural e promovendo o turismo étnico em todo o estado.
Comitê
O comitê foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 39.578, assinado em 26 de novembro de 2024 pelo governador Carlos Brandão. A iniciativa surgiu como uma instância consultiva, deliberativa e propositiva, com a missão de promover, articular, formular, implementar e monitorar estratégias de fortalecimento do afroturismo em todo o território maranhense, especialmente junto às comunidades quilombolas, afroempreendedoras e demais povos tradicionais.
Governo Governo lança programa que reduz valor da passagem do transporte alternativo metropolitano
Piauí Governo do Piauí convoca aprovados para curso de formação do concurso de Bombeiros Militares; veja lista
Geral Polícia do Rio faz ação contra fraude em sistema de mandados de prisão Mín. 23° Máx. 35°