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Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina encerram paralização após empresa efetuar pagamentos

Presidente do Seeacep, Jônatas Miranda, confirmou que decisão de retomar os erviços ocorreu após confirmação dos depósitos.

18/12/2025 às 08h56
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
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Foto: Reprodução/ Amanda Lafayette
Foto: Reprodução/ Amanda Lafayette

Os trabalhadores da limpeza pública de Teresina retomaram as atividades após cerca de 12 horas de greve nesta quarta-feira (17), nas Zonas Sul e Sudeste da capital. A paralisação foi suspensa após a empresa Ibero Lusitana efetuar o pagamento das horas extras de novembro, do vale-alimentação de dezembro e regularizar o plano de saúde da categoria.

A informação foi confirmada por Jônatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep). Segundo ele, a decisão de retomar os serviços ocorreu logo após a confirmação dos depósitos.

“Após deflagrarmos a greve hoje, acabamos de receber a feliz notícia de que a empresa Ibero Lusitana acabou, nesse exato momento, de efetuar os pagamentos tanto do vale-alimentação como das horas extras e também a regularização do plano de saúde da categoria. Sendo assim, a gente põe fim a esse momento e, a partir de agora, as atividades de limpeza pública da Zona Sul e Sudeste voltam a operar normalmente”, disse.

Os trabalhadores da limpeza pública de Teresina começaram uma greve na manhã desta quarta-feira (17) nas zonas Sul e Sudeste da capital. Segundo o sindicato da categoria, a empresa responsável pelo serviço nas regiões, Ibero Lusitana, não havia cumprido o acordo de pagar as horas extras de novembro e o vale-alimentação de dezembro atrasados.

De acordo com Jônatas, a categoria havia notificado a empresa em outubro devido ao mesmo problema de atraso nos pagamentos. A empresa pediu um prazo para regularizá-los, que foi aceito pelo sindicato.

Em nota, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que "não há qualquer débito" da Prefeitura de Teresina com a Ibero Lusitana. A gestão acusou a empresa de não repassar tíquetes e horas extras aos trabalhadores da limpeza.

A pasta disse ainda que vai adotar providências administrativas e legais contra a empresa para assegurar o cumprimento do contrato e garantir os direitos dos trabalhadores.

Atualmente, a limpeza pública da capital é feita de forma emergencial por seis empresas: duas cuidam da coleta de lixo, duas gerenciam os aterros sanitários privados, uma é responsável pelo aterro público e a outra trata o chorume produzido por esse aterro.

(Foto: Reprodução/ Renato Andrade/Cidadeverde.com)

Confira nota da Eturb

A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano vem a público reafirmar que não existe qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta domiciliar nas zonas Sul e Sudeste da capital. Portanto, não procede qualquer justificativa financeira para a paralisação anunciada.

É inaceitável que a Ibero Lusitana deixe de repassar aos trabalhadores tíquetes e horas extras referentes aos serviços já realizados, prejudicando diretamente os profissionais e comprometendo a coleta domiciliar na cidade. Diante dessa postura, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa, com o objetivo de assegurar o cumprimento do contrato e garantir os direitos dos trabalhadores, além de proteger o interesse público.

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